quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Campanha procura inverter tendência na redução do consumo de leite em Portugal

26.01.2011 - 16:44 Por Hugo Torres
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O consumo de leite per capita em Portugal está a afastar-se da média
europeia. A tendência levou a Federação Nacional das Cooperativas de
Produtores de Leite (FENALAC), que representa 70 por cento do sector
no território continental, a montar uma campanha que visa destacar a
"riqueza nutricional inigualável" do leite.
Consumo de leite potencia "força, memória, energia, perícia,
velocidade" (Foto: Jorge Silva/Reuters)
"É o alimento natural mais completo que se conhece", frisou o
nutricionista Nuno Nunes, hoje de manhã, no lançamento da campanha na
escola secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. "É adequado – e
fundamental – em todas as fases da nossa vida." Este é o cerne: o
leite deve ser consumido "desde o nascimento até à morte", é uma
necessidade que se mantém ao longo da vida, não se circunscreve a
franjas etárias.

"Não é por acaso que o leite está no primeiro grupo da roda dos
alimentos", insistiu Nuno Nunes. No final da apresentação, o
especialista sublinhou ao PÚBLICO que o leite é o alimento no qual se
encontram as melhores proteínas ao preço mais baixo – por oposição aos
ovos, mas sobretudo à carne e ao peixe.
A opção corrente por bebidas altamente calóricas, como refrigerantes,
que estão na base da crescente obesidade entre os jovens, também
preocupa. A campanha, que incluindo actividades de interacção alerta
para os benefícios do leite no que diz respeito a "força, memória,
energia, perícia, velocidade", pretende ainda mostrar que uma
alimentação saudável tem reflexo directo na beleza do corpo.
Os hábitos de consumo têm ainda mostrado que as pessoas costumam
trocar o leite por produtos que o contêm parcialmente. "Ter não é ser"
é outro dos avisos que a FENALAC quer vincar até 2013, ano de
conclusão da campanha co-financiada pela União Europeia. Os fundos
comunitários vão cobrir 50 por cento dos custos, que devem ascender a
quatro milhões de euros; o Estado português contribui com 20 por
cento. A monitorização está a cargo do Instituto de Financiamento da
Agricultura e Pescas.
A defesa do consumo do leite é vulgar, mas existe quem milite no campo
oposto e diga que este deve acabar com a amamentação, como com os
restantes mamíferos e com o próprio Homem até há cerca de 10 mil anos.
Nuno Nunes desvaloriza e aponta para as conclusões altamente testadas
da Ciência. O caso dos ovolactovegetarianos, entende, é paradigmático
do actual estado do conhecimento: apesar se serem adeptos de uma dieta
vegetariana, reconhecem a importância nutritiva do leite e dos ovos.

http://www.publico.pt/Sociedade/campanha-quer-inverter-tendencia-na-reducao-do-consumo-de-leite-em-portugal_1477212

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