Compras de alimentação registam a mesma queda registada na Grécia em 2012
Por: Redacção | 2013-07-18 09:27
As famílias continuam a adaptar-se à crise. No início, compravam mais
marcas da distribuição, trocavam a carne de vaca por frango, e
passavam a cozinhar mais em casa. Agora, estão a tomar medidas mais
drásticas: compram menos, seja do que for.
Um estudo da empresa Kantar Worldpanel, citado pelo «Público» diz
mesmo que no primeiro semestre do ano os portugueses estiveram em
«modo de sobrevivência». No primeiro semestre, volume de compras caiu
3,7%, um nível semelhante ao maior pico registado na Grécia em 2012.
Comprar o essencial passou a significar comprar menos. Não se trata de
deixar de comprar a fruta importada ou o queijo especial. É comprar
menos pacotes de leite, adiar a compra de água, levar menos azeite ou
pão para casa. A amostra de 4.000 lares de Portugal Continental a que
a empresa recorre para medir constantemente as alterações de consumo,
põe em evidência famílias focadas nos gastos com a alimentação, que
procuram o melhor preço para rentabilizar o rendimento e 85% estão
atentas às promoções (69% em 2009).
Na prática, esta tendência reflete-se no número de produtos que
colocam no carrinho do supermercado: o volume reduziu-se 3,7% no
primeiro semestre e por cada ato de compra (ou seja, em cada ida à
loja) as famílias levam menos 4,7% de produtos em comparação com o
primeiro semestre de 2012.
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/compras-consumo-alimentos-alimentacao-crise/1471399-6377.html
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