2013.07.27 (00:00) Distribuição
As linhas económicas de alimentos e bebidas ultrapassaram, pela
primeira vez, em 2012, os produtos Premium no Reino Unido. De acordo
com um estudo da Mintel, a incerteza da clima económico no país tem
levado à sobrevalorização destas gamas de produtos, que superaram, em
grande parte, o número de novos lançamento de novos produtos Premium
neste país europeu.
O lançamento de novos produtos de linhas económicos representaram 9%
do total de novos produtos (alimentação e bebidas) introduzidos no
Reino Unido, em 2012, o que contrasta com os 7% de lançamento de
produtos com posicionamento Premium (9% em 2008 e 2% da linha
económica).
Este aumento na comercialização de linhas económicas faz do Reino
Unido o líder em lançamentos de alimentação e bebidas nesta categoria,
ao contabilizar 21% do total de novos produtos introduzidos nestas
categorias à escala global no ano passado. O Reino Unido ultrapassou,
inclusive, os EUA que representaram 20% dos lançamentos desta
natureza. Já o Japão representou 15%, seguindo-se França, Austrália,
Espanha e Itália com 4%, respetivamente.
Na verdade, os desafios económicos continuam a remodelar estilos de
vida e expetativas dos consumidores, dentro e fora do Reino Unido. E
parece que a caça à pechincha tornou-se um hábito enraizado entre
experientes compradores da Grã-Bretanha, com mais de sete em cada dez
(72%) dos consumidores a assumir que apreciam a "emoção" de conseguir
uma pechincha. Esta figura tem particular realce entre as mulheres
(77% dos consumidores do sexo feminino contra 66% dos homens) e também
é forte entre os mais favorecidos (75% dos que ganham £50.000 ou mais,
contra 70% dos que recebem, anualmente, £9500 e 78% cujo rendimento
oscila entre os £9,500-15,499). Hoje, a atividade promocional
tornou-se essencial para mais de metade (55%) dos consumidores
britânicos, que só compram determinados produtos ou marcas, quando em
promoção. E cerca de quatro em cada dez (39%) dizem que as promoções
lhes permitem comprar alimentos que não seriam capazes de suportar,
caso contrário.
Nos EUA, mais de seis em cada dez americanos (62%) privilegiam os
produtos em primeiro lugar ao fazer compras em mercearias e
supermercados, enquanto que cerca de metade (49%) utilizam cupões e
talões de desconto e quase três em cada dez (28%) privilegiam sempre
os produtos mais baratos. Paralelamente, na Europa continental, uma
parcela significativa dos consumidores europeus relatam a mudança de
marca de indústria para MDD (34% em Espanha e Itália, 21% em França e
25% na Alemanha), bem como reduzir o número de produtos Premium que
compram, nomeadamente 21% em França, 19% em Itália, 18% na Alemanha e
17% em Espanha).
FONTE: Grande Consumo
http://anilact.pt/informacao-74/7940-linhas-economicas-ultrapassam-produtos-premium
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