Março 18
13:38
2014
O programa de apoio à agricultura das regiões ultra periféricas europeias, que, no caso de Portugal são a Madeira e os Açores, não será alterado durante o mandato desta Comissão Europeia.
O actual Colégio de Comissários acha que, antes de propor quaisquer alterações, devem ser realizados novos estudos de impacto económico deste programa.
O Parlamento Europeu (PE) face à posição da Comissão, adoptou, por larga maioria (446 votos a favor, 73 contra e 47 abstenções), um relatório da iniciativa do Eurodeputado francês Younous Omarjee, que propõe, não só a continuação do Poseima, como também que se utilizem fundos comunitários para a promoção dos produtos dessas regiões.
O PE referiu também a falta de fundos, que já é crónica, para a execução total do Poseima e alertou para a necessidade de estes virem a ser reforçados, no sentido de proteger os agricultores daquelas zonas dos impactos negativos das liberalizações previstas para alguns sectores, bem como os acordos bilaterais com países terceiros.
Para terminar, o PE quer que se desenvolva uma legislação para os produtos de origem das regiões ultra periféricas.
Sem comentários:
Enviar um comentário