Março 19
13:35
2014
Os cientistas e engenheiros da Vienna University of Technology estão a desenvolver uma instalação de gasificação de última geração, que transforma a biomassa em gás, que é posteriormente usado para alimentar geradores eléctricos.
O problema, agora, é encontrar biomassa a preços competitivos, para rentabilizar o projecto. Com o aumento do preço da madeira e do bio combustível de cereais, os investigadores voltaram-se para o bagaço de azeitona.
Os produtores de azeite espremem ao máximo a azeitona para obterem o máximo de azeite possível, pelo que os bagaços que ficam têm muito pouco valor comercial. Está também prevista a utilização dos resíduos de azeite depois da filtragem.
Este projecto prevê a construção de unidades de pequena dimensão perfeitamente adaptáveis a lagares de azeite, que assim podem usar os resíduos para produzirem a sua própria electricidade.
A Universidade também está a estudar a utilização de resíduos de azeite para produzir biodiesel e, assim, alimentar os camiões de serviço aos lagares de azeite.
A Europa produz cerca de 80 milhões de toneladas de bagaço de azeitona por ano e, se este estudo tiver sucesso, vai reduzir significativamente os custos de produção dos lagares de azeite.
Sem comentários:
Enviar um comentário