terça-feira, 6 de maio de 2014

Herdade do Esporão vai ter nova adega com paredes de taipa


A Herdade do Esporão está neste momento a construir uma nova adega de lagares, com a particularidade de ter as paredes construídas segundo a técnica ancestral da taipa de pilão.

A taipa de pilão é um sistema rudimentar e muito tradicional na região do Alentejo utilizada para a construção de paredes e muros, apresentando uma beleza natural ímpar e um excelente desempenho aquando o resultado final, contribuindo para a sustentabilidade na construção.

Esta técnica, como o nome indica, consiste em comprimir a terra e a argila com o auxílio de formas em madeira e pilões, com o formato de uma enorme caixa (denominadas de taipas), sendo depois este material compactado em camadas uniformes até atingir a densidade ideal, criando uma estrutura resistente e durável.

Esta técnica, além do enorme potencial sustentável, filosofia permanente em todas as atividades do Esporão, permite ainda recuperar uma tradição antiga da região garantindo também um resultado final que aumenta a capacidade produtiva da adega (em quantidade) reunindo as condições ideais para a produção de vinhos com qualidade superior (em qualidade).

Nesta fase de produção, a Herdade do Esporão pretende envolver a comunidade local com foco nas escolas e grupos que integrem jovens de forma a transmitir a riqueza cultural da região e as técnicas seculares que estão em vias de extinção por falta de continuidade.

Assim, estão previstas visitas de duas escolas locais na próxima quarta-feira, dia 7 de Maio, que serão acompanhadas pela equipa de trabalho da adega bem como pelo Arquiteto responsável pelo projecto.

Fonte:  JDYoung

Sem comentários:

Enviar um comentário