O Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. João de Almeida, presidirá, na tarde do próximo sábado, dia 10 de Maio, às 16h00, à cerimónia de assinatura simbólica do protocolo de cooperação entre a Escola Nacional de Bombeiro (ENB) e o grupo Portucel Soporcel (gPS) que permitiu a estas duas entidades desenvolverem, uma vez mais, o Projecto "Floresta Segura" com o mesmo objectivo central de reduzir a ocorrência de incêndios com origem em queimas de sobrantes agrícolas.
A cerimónia decorrerá na Sede da União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões (Largo 19 de Abril, 22, Barrios 3660-256 Stª Cruz da Trapa), no especialmente causticado concelho de S. Pedro Do Sul, que em 2013 registou um aumento considerável do número de ignições, e integrará mais uma acção do Projecto "Floresta Segura" que este ano marcou presença também nos concelhos de Rio Maior e Paredes com dezenas de sessões de esclarecimento e exercício práticos juntos das comunidades que mais directamente contactam com a floresta.
Recorde-se que o Projecto "Floresta Segura" foi lançado, a nível nacional, em 2012, pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) em estreita parceria com o grupo Portucel Soporcel, e desde então tem vindo a desenvolver acções de sensibilização em que se ensinam os princípios básicos de prevenção e como efectuar uma queima legal e segura.
"Pretendemos, através do Projecto "Floresta Segura", sensibilizar as populações das freguesias de S. Pedro do Sul para a questão vital de que mais de metade dos incêndios florestais em Portugal resulta da prática de actos de negligência", sublinha José Ferreira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros.
Foi aliás com base nesta realidade que a ENB e o grupo Portucel Soporcel criaram em 2012 o projecto "Floresta Segura", conscientes de que era imperioso alertar as populações das zonas florestais, de forma pedagógica e tecnicamente correcta, para a necessidade de adaptarem boas práticas que conduzam à diminuição do número de ignições, ensinando os agricultores e a população rural a efectuarem queimas e fogueiras seguras.
José Ferreira destaca ainda que a "Floresta Segura não está limitada aos municípios onde decorrem as acções. Qualquer autarquia pode, em parceria com o corpo de Bombeiros local, sensibilizar a sua comunidade com recurso aos materiais disponíveis no sítio da ENB: www.enb.pt."
Com o programa "Floresta Segura", a ENB e o grupo Portucel Soporcel assumem assim um papel activo na prevenção dos incêndios florestais e na protecção das populações, nomeadamente através da realização de acções teóricas e práticas em numerosas localidades, contando no caso presente com o apoio fundamental da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Serviço Municipal de Protecção Civil, Juntas de Freguesia locais, assim como do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
Sem comentários:
Enviar um comentário