terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Alto Minho recebe projecto piloto de Empreendedorismo no Meio Rural

27-01-2014 
 

 
Os dez concelhos do Alto Minho vão receber a partir de Fevereiro um projecto piloto de Empreendedorismo no Meio Rural (EMER), apresentado em Viana do Castelo e que pretende estimular a produção agrícola e agro-alimentar.

O projecto será implementado num modelo de teste, durante seis meses, antes de replicado nacionalmente já com recurso a fundos do novo quadro comunitário de apoio, e tem como objectivo central a promoção do emprego de jovens e o aumento da competitividade e da coesão social.

A gestão vai envolver a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre outras entidades regionais, sendo uma forma de promover o «empreendedorismo associado a produtos agrícolas», explicou o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar.

De acordo com Nuno Brito, que se reuniu em Viana do Castelo com os responsáveis da CIM Alto Minho e outros parceiros locais, o projecto EMER resulta da «necessidade observada de estimular os pequenos produtores» e as «pequenas empresas no sector agro-alimentar».

«Cria condições para produzir mais e produzir de uma forma mais eficiente, para ser uma mais-valia para as populações em meio rural», sublinhou o governante, durante a apresentação do projecto.

Para já, não foram reveladas acções em concreto ou verbas disponíveis, mas Nuno Brito assume tratar-se de um projecto que vai «preparar» o novo quadro comunitário para esta área, através da «valorização» e «fixação» da população local em meio rural, apoiando os empresários do sector na «criação de riqueza».

«Basicamente, pretendemos que as pessoas se fixem e criem valor neste território. E que este projecto, de seis meses, possa ser enquadrado depois numa abrangência mais nacional», defendeu o secretário de Estado.

A criação de circuitos de alimentação e de produtos e serviços inovadores, associado ao aumento do empreendedorismo de base local, ao estímulo da produção agrícola e agro-alimentar, à criação de valor e promoção da economia local e a contribuição para a fixação da população local, são alguns dos propósitos do projecto.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário