Janeiro 30
14:39
2014
O grupo dos verdes do Parlamento Europeu (PE) pediu a rejeição de um projecto da Comissão Europeia sobre o controlo das sementes, argumentando que este projecto privilegia o lobby das sementes.
Esta discussão já levou ao pedido de 1461 correcções ao texto inicial e pode levar a uma votação negativa na Comissão de Agricultura do PE, nos próximos dias 10 e 11 de Fevereiro.
O projecto prevê a aceleração e harmonização dos processos de registo no catálogo oficial europeu de novas sementes que, actualmente, são mais de 30000.
Esta proposta é contestada pelos Verdes, que dizem que o que vamos ter é uma grande concentração de mercado em detrimento da biodiversidade, dos agricultores e dos consumidores, favorecendo o lobby das grandes multinacionais das sementes.
Contestam também a grande concentração do mercado onde, por exemplo, no milho, cinco sociedades controlam 75% do mercado.
Os eurodeputados de direita já se tinham manifestado contra esta proposta no final do ano, acusando a Comissão de querer impor normas muito rígidas e de querer exceder as suas competências.
Sem comentários:
Enviar um comentário