Maio 20
12:18
2014
A proposta da Comissão para suspender a derrogação que permite a incorporação de 5% de produtos não bio na alimentação dos animais bio, a partir de 1 de Janeiro de 2015, está a causar forte preocupação no sector, tendo o COPA-COGECA enviado uma carta à Comissão, em que pede um período transitório para a aplicação dessa medida.
Esta discussão pode provocar uma necessidade de importação de rações de países terceiros, devido, sobretudo, à impossibilidade de encontrar bagaços de soja e de girassol no mercado europeu, podendo os produtores ficar dependentes de regimes de traçabilidade e de controlo duvidosos.
O COPA-COGECA defende que neste período de transição seja desenvolvida investigação, no sentido de encontrar alternativas proteicas com base em insectos, batatas biológicas, glúten de milho bio ou bagaços de outras oleaginosas, como o linho.
Neste momento, o Comissário está a negociar com países terceiros as regras para a importação de produtos bio, no sentido de evitar que se importe "gato por lebre".
Em resposta, a Comissão, através do chefe da unidade bio, o português João Honofre, já informou que estão a estudar o assunto, mas que a manutenção da confiança do consumidor no produto bio será a principal premissa a ter em conta na busca de uma solução.
Sem comentários:
Enviar um comentário