quarta-feira, 28 de maio de 2014

Produtividade dos cereais de outono/inverno aumenta


por Ana Rita Costa
27 de Maio - 2014
A produtividade dos cereais de outono/inverno deverá aumentar. De acordo com as previsões do INE, a 30 de abril, a melhoria das condições climatéricas limitou as situações de encharcamento e permitiu a conclusão das adubações de cobertura destas culturas. 

 
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, "os trabalhos de sementeira e plantação das culturas de primavera decorreram sem grandes constrangimentos, prevendo-se ainda a manutenção das áreas da campanha anterior para o arroz, milho de sequeiro, tomate para indústria e girassol, e um ligeiro aumento para a batata."

Quanto à cereja, o INE refere que "a precipitação e as oscilações térmicas que ocorreram por altura da floração originaram dificuldades de polinização e de vingamento do fruto, prevendo-se uma redução no rendimento unitário de 10%, face a 2013".

Em março, o peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi de 35 942 toneladas, um aumento de 0,8% face ao período homólogo devido ao maior volume de abate registado nos suínos (6,2%). Pelo contrário, caprinos, ovinos e bovinos apresentaram decréscimos de 73,3%, 58,9% e 2,9%, respetivamente.

O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo, por sua vez, foi de 24 089 toneladas, o que representou um decréscimo de 2,0% resultante do menor volume de abate de perus (-12,7%) e galináceos (-1,7%).

Sem comentários:

Enviar um comentário