quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Compor a tradição com inovação

24 Fevereiro 2011 | 11:05
Cristina A. Ferreira /Casa dos Bits
Partilhar
24

Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
"A agricultura biológica é muito mais que um conjunto de regras, é uma
forma de estar no mundo rural"


André Gomes Pereira, gerente da Quinta do Montalto
Nome Quinta do Montalto
Principais produtos Vinha e hortícolas, transformação
Mercados Portugal, Reino Unido, Alemanha e Holanda
Onde vende? Revenda (lojas), mercado Príncipe do Real
Área produzida 50 hectares

Loja Online Não tem
Facturação (2009) 70 mil euros
Nas cinco gerações que a Quinta do Montalto já acumula, os 50 hectares
que fazem a propriedade já serviram vários fins. A vinha é um dos mais
antigos e aquele que chegou aos dias de hoje como aposta a manter.
Desde que em 2003 André Pereira ficou à frente dos negócios da família
na quinta, a produção aumentou e chega hoje aos 15,5 hectares. Mas não
foi só a capacidade produtiva que mudou. A lógica também. A
agricultura biológica tomou conta da propriedade, num processo que
André Pereira considerou simples, porque já era muito nessa linha que
o Montalto já trabalhava. Os talhões de vinha passaram a ser divididos
por casta, foi introduzida tecnologia e a venda de vinho a granel deu
lugar a uma aposta mais estruturada em marcas próprias, que hoje são
promovidas no mercado nacional e internacional, com uma presença
insistente em feiras e mostras. Específicas para produtos biológicos
ou genéricas do sector vinícola. A ideia é divulgar um vinho de
qualidade que por acaso até tem produção biológica.
A produção hortícola, que hoje ocupa dois a três hectares, cresceu
para passar de uma lógica de resposta às necessidades da família para
um posicionamento comercial.
Na vinha, o objectivo do Montalto é reforçar a presença em mercados
internacionais, que este ano já devem absorver metade da produção, à
medida que a capacidade produtiva das terras reconvertidas for
aumentando. Nos produtos hortícolas continuar a explorar uma rede de
proximidade, que passa sobretudo pela venda para lojas e
distribuidores. A escolha dos produtos a produzir continuará a seguir
a mesma lógica: "produzir para o mercado, estando atento às suas
necessidades", diz André Pereira.
Nos próximos anos o Montalto também pretende promover uma aproximação
das pessoas à quinta, permitindo o contacto com a vindima e as
actividades ali desenvolvidas. Esta é uma área que já está a ser
explorada mas à medida que a quinta vai sendo adaptada ao novo
posicionamento tenderá a aumentar.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=470201

Sem comentários:

Enviar um comentário