sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jovens aprendem a degustar e a combinar queijos e vinho

Os queijos de Idanha e o vinho produzido pela empresa Sogrape
estiveram em destaque num workshop para os alunos que frequentam o
pólo caldense da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, a 16 de
Fevereiro. Trata-se de mais uma iniciativa da escola com
profissionais, que tem por objectivo divulgar os produtos portugueses
e promover as suas potencialidades na área da cozinha e restauração.
Gazeta das Caldas / Fátima Ferreira
8:47 Sexta feira, 25 de Fevereiro de 2011

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Sabia que 100 gramas de bolacha Maria engordam mais que igual
quantidade de queijo? E que em Portugal existem mais de 20 variedades
de queijos e que estes podem substituir o italiano, normalmente
utilizado nas pizzas, sem prejuízo do seu sabor?
Provavelmente não porque não há muito conhecimento sobre as
potencialidades do queijo português. E é para explicar estas e outras
coisas sobre este produto que António Feliciano, director comercial da
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, anda a percorrer
as escolas de hotelaria, dando acções de formação.
Este trabalho de promoção dos queijos de Idanha já vem sendo feito
pontualmente desde 2003, mas este ano a cooperativa desafiou a Sogrape
(empresa vitivinícula) a fazer parte do projecto, casando assim os
queijos com os vinhos.
A escola caldense foi a terceira, de um total de 16, a ser visitada, e
António Feliciano destacou a receptividade dos jovens.
Este responsável defendeu que "faz todo o sentido" trabalhar os
queijos portugueses na gastronomia porque têm muito potencial. "Além
de ser um dos nossos produtos característicos, tem uma complexidade de
sabores, aromas e gostos que dá potencial às receitas", disse, dando
como exemplo uma pizza, que poderá ter na sua confecção vários queijos
com aromas diferentes.
António Feliciano reconhece que actualmente os chefes de cozinha já
utilizam mais o queijo português nas suas criações e estão
sensibilizados para a importância de divulgar o produto nacional. O
responsável adianta que produz-se muito queijo em Portugal e de
qualidade, destacando a denominação de origem protegida que garante
que o produto é característico daquela zona e garante as regras de
confecção exigidas.
Casar o queijo com o vinho
Para Pedro Moreira, responsável da área de trade marketing da Sogrape,
a questão da portugalidade também faz sentido nos vinhos,
concretamente no vinho do Porto, uma vez que "existem muitos vinhos
generosos, estrangeiros, que ocupam o momento do vinho do Porto".
O responsável chamou ainda a atenção para o facto de quererem formar
pessoas para um consumo moderado. "Acreditamos que o consumo deve ser
qualitativo, numa base mais alargada de consumidores", disse o
responsável que na formação ensina os jovens a provar vinho,
degustando-o lentamente.
O consumo per capita de vinho em Portugal é dos mais elevados, mas tem
algumas particularidades. Por exemplo, o vinho rosé "no passado esteve
muito conotado com o consumo feminino, o que não acontece no
estrangeiro, e pretendemos alterar essa ideia", referiu Pedro Moreira,
acrescentando que este vinho, "ligeiro e fresco", pode ser servido ao
fim de tarde numa esplanada, fora da refeição.
O profissional destacou ainda a pertinência da iniciativa, que permite
formar os futuros profissionais da área da hotelaria e restauração e
destaca a ligação feliz entre a gastronomia portuguesa e o vinho.
Durante o workshop foi ainda apresentado o "concurso Sabores da
Idanha/Sogrape", edição de 2011, que irá englobar as escolas de
hotelaria, representadas por agrupamentos. A final irá decorrer a 28
de Abril, em Lamego, altura em que os finalistas de cozinha farão uma
ementa e os de sala servem e aconselham os vinhos. Haverá também um
serviço de queijos na sala. "Depois do último prato, e antes da
sobremesa, o funcionário passa pelos clientes para ver se querem o
queijo para finalizar a refeição", explica António Feliciano, dando
nota que o serviço de queijos em sala tem sido em parte descurado.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste irá continuar com as
demonstrações por profissionais junto dos seus alunos. Nos dias 2 e 3
de Março será a vez da Nestlé visitar os dois pólos de formação e, a
11 de Abril, haverá nas Caldas uma apresentação de vinho verde e
gastronomia minhota, com a presença de um chef de um restaurante
daquela região, que irá confeccionar o almoço com os profissionais
desta escola.
http://aeiou.expresso.pt/jovens-aprendem-a-degustar-e-a-combinar-queijos-e-vinho=f634220

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