domingo, 22 de setembro de 2013

ViniPortugal diz que exportações de vinho para o Brasil estão abaixo do esperado

Lusa21 Set, 2013, 08:48

O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, disse à Lusa que as
exportações para países como o Brasil em 2013 estão aquém daquilo que
seria de esperar, devido às respetivas economias não estarem a crescer
como o previsto.

Se no final de agosto o Instituto da Vinha e do Vinho já revelava que
as exportações de vinhos nacionais haviam crescido em valor no
primeiro semestre, ainda que tivessem caído em volume, Jorge Monteiro
considera "muito bom" o aumento de valor, calculado em 1,5% no caso da
ViniPortugal, que é feito à custa do preço dos produtos.

"Este crescimento analisado com mais cuidado permite distinguir
mercados, como o Brasil e a China, cujas economias não estão a crescer
como se esperava e isso reflete-se nas exportações. Mais no Brasil. As
exportações estão bastante abaixo do que era previsto, por efeito da
conjuntura económica", referiu o presidente da associação responsável
pela promoção da imagem dos vinhos nacionais no exterior.

Porém, pelo lado positivo, Jorge Monteiro recorda que a Alemanha está
a crescer na casa dos 10%, Angola 7,5%, os EUA 4% e o Canadá mantém
uma tendência de crescimento próxima dos 6%.

Ainda assim, há retrações no caso das vendas de Vinho do Porto, que se
devem, em particular, a um mercado mundial que simplesmente "não
cresce" e continua a ter como oponentes produtos de larga escala como
Martini.

"Os números precisam sempre de ser interpretados. Aquilo que nós vemos
é que houve algumas oscilações, para cima e para baixo, na linha da
quantidade. Relativamente à linha do preço a curva esteve sempre acima
relativamente ao ano anterior. Desde 2000 o Vinho do Porto sofreu uma
quebra sensível. Nos últimos três, quatro anos tem havido uma
manutenção dos níveis de comercialização e das exportações", explicou
à Lusa o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP),
Manuel Cabral.

O responsável do IVDP realça que tem havido uma valorização do Vinho
do Porto este ano e lembra que a larga maioria dos mercados da bebida
situam-se na Europa, onde a debilidade conjuntural está a ser
enfrentada, apesar de tudo, com um aumento do preço.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=682124&tm=6&layout=121&visual=49

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