Brancos frutados e tintos leves são os preferidos. Na lista dos menos
consumidos, estão os vinhos doces, o vinho do Porto e os espumantes
Brancos frutados entre os preferidos
D.R.
27/11/2013 | 12:32 | Dinheiro Vivo
As mulheres – principais responsáveis pela compra de produtos
alimentares para casa – consomem vinho de forma menos assídua do que
os homens, mas estão a assumir um papel cada vez mais relevante no
mercado do vinho: 40% das compras de vinhos já é realizada por
mulheres.
A conclusão é do estudo "O comportamento de consumo das mulheres no
mercado dos vinhos", realizado pelo IPAM – The Marketing School, que
revela que os vinhos brancos com um perfil leve e frutado e os tintos
leves são os favoritos das mulheres que consomem esta bebida com uma
frequência semanal.
Leia também: Adegga Wine Market. Para provar e escolher, dia 7 de dezembro
A investigação do IPAM avaliou a relação das mulheres com o vinho, em
Lisboa e no Porto, traçando, assim o perfil da mulher urbana
consumidora de vinho. A vontade de perceber mais sobre vinho e a
possibilidade de o consumir socialmente são fatores apontados como
potenciadores do aumento das vendas junto deste target, revela o
estudo.
Quanto à frequência de compra, mais de metade (56%) adquire vinho pelo
menos uma vez por mês, sendo os super e hipermercados os locais
preferenciais das mulheres para a aquisição de vinhos (80% dos casos).
No momento de escolha, o universo feminino procura fatores de
confiança. A seleção das lojas e, sobretudo, a procura de marcas
consagradas ou recomendadas por terceiros são fatores que mais
influenciam as compradoras de vinho. Também o aroma, o design e
roupagem das garrafas são atributos que influenciam a preferência das
consumidoras, a par da região de origem.
Em Portugal, a mulher não valoriza a casta, a cor do vinho e o grau de
álcool e, na lista dos menos consumidos no feminino, estão os vinhos
doces, o vinho do Porto e os espumantes.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO296994.html?page=0
Sem comentários:
Enviar um comentário