quinta-feira, 26 de julho de 2012

Granizo fez a "vindima" nos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira



Publicado às 12.05
EDUARDO PINTO




 48 0 2
Uma equipa de técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte começou, esta quinta-feira, a avaliar os estragos em vinhas e outras culturas dos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira, os mais afetados pela trovoada acompanhada de granizo que, quarta-feira à tarde, se abateu sobre aquelas zonas da Região Demarcada do Douro.


foto DR

Técnicos estão a avaliar estragos da tempestade de granizo

As freguesias de Celeirós do Douro e Vilarinho de São Romão foram as mais afetadas no concelho de Sabrosa. De acordo com Miguel Neves de Sousa, da Quinta do Portal, "os prejuízos na vinha poderão ser superiores a 80 por cento". Acresce a "necessidade de fazer tratamentos que preservem a poda da próxima campanha e, como tal, precaver a colheita de 2013".



O presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques, classifica a situação naquelas das freguesias como "tremenda". É que para além da "vindima" ter ficado feita por causa do granizo, a produção de azeitona, fruta e hortícolas também foram severamente prejudicadas.

Em conjunto com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte a Câmara está esta quinta-feira a analisar os prejuízos no concelho e a identificar os agricultores afetados para depois lhes prestar "todo o apoio que for necessário", uma vez que o autarca prevê que haja muitas famílias prejudicadas e que dependem da agricultura.

O presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, também já tomou nota dos prejuízos dos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira. Neste último, as culturas foram mais afetadas nas zonas de Ervedosa, Casais do Douro e Serzedinho. Manuel António Santos sublinha ainda que a trovoada de quarta-feira acabou por "aumentar o infortúnio dos agricultores do Douro", que já vivem dias difíceis devido ao constante aumento dos custos de produção e à diminuição do preço do vinho.

Na Região Demarcada do Douro, esta quinta-feira amanheceu com trovoada e chuva forte. O Instituto de Meteorologia continua a prever trovoadas e aguaceiros que podem ser, por vezes, fortes, alguns deles em forma de granizo. Uma situação que deve manter-se até sexta-feira.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Vila%20Real&Concelho=Sabrosa&Option=Interior&content_id=2687984

Sem comentários:

Enviar um comentário