quinta-feira, 26 de julho de 2012
PS quer que Governo ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda de granizo
26.07.2012 13:19
ECONOMIA
O deputado socialista Rui Santos, eleito por Vila Real, quer que o Ministério da Agricultura ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda do granizo na quarta-feira, na região, acionando um fundo de emergência e não deixe o assunto "na gaveta".
O deputado do PS visitou, durante a manhã de hoje, as três freguesias do concelho de Sabrosa atingidas pela queda de granizo, referindo ter encontrado um "cenário desolador".
"As vinhas e oliveiras estão praticamente destruídas, a área abrangida é muito significativa e produção está irremediavelmente comprometida para o próximo ano. É uma situação dramática", descreveu Rui Santos.
A queda de granizo e vento forte provocaram, na quarta-feira, "avultados" prejuízos em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa, em área inserida na Região Demarcada do Douro, em Vila Real.
Além das vinhas, o mau tempo destruiu hortas, árvores de fruto e olivais.
Em declarações à agência Lusa, Rui Santos frisou que é "urgente" o Governo ajudar os agricultores cujas produções ficaram destruídas pelo granizo porque, senão, haverá pessoas em situações de "extrema dificuldade".
Por isso, o deputado quer que o Ministério de Assunção Cristas apoie "rapidamente" os vitivinicultores, através de um fundo de emergência para catástrofes, e faça o levantamento e avaliação dos prejuízos.
Durante a tarde, Rui Santos garantiu que o PS irá entregar um requerimento na Assembleia da República (AR) para saber se o Governo está a fazer o levantamento dos danos nas áreas afetadas e como tenciona ajudar os vitivinicultores.
"Não chega virem técnicos ao local fazer a avaliação dos estragos. É necessário ir mais longe e apoiar, financeiramente, os agricultores, para estes poderem tratar as videiras", disse.
Além do apoio monetário, Rui Santos explicou que é "essencial" que o Governo sensibilize a Comunidade Europeia para esta problemática e reorganize o setor.
"Espero que o Governo não deixe o assunto na gaveta, tal como aconteceu em maio", explicou.
No mês de maio, o granizo atingiu também uma área de vinha nas freguesias de Nogueira e de Ermida, no concelho de Vil Real. Em 2006, o concelho de Sabrosa já tinha sido igualmente atingido.
Os viticultores afetados reivindicaram "apoios excecionais" ao Governo, saindo por duas vezes à rua, em manifestações de protesto contra a falta de resposta por parte do Ministério da Agricultura.
Nessa altura, o PS entregou um requerimento no Parlamento, mas até agora não terá obtido qualquer resposta.
Esta é mais uma prova, realçou, de como o Governo tem vindo a abandonar, de "forma sistemática e lenta", o interior do país.
Com Lusa
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/07/26/ps-quer-que-governo-ajude-rapidamente-os-produtores-afetados-pela-queda-de-granizo
Sem comentários:
Enviar um comentário