25 de Julho, 2012
A campanha do 1º de Maio do Pingo Doce, através da qual os clientes
conseguiram descontos de 50 por cento nos produtos, custou à empresa
10 milhões de euros, anunciou hoje a Jerónimo Martins.
Em comunicado, o grupo – que apresentou hoje os resultados relativos
ao segundo trimestre do ano - esclarece ter tido «itens não
recorrentes» no valor de 14 milhões de euros no período, que incluem
10 milhões de euros «relativos aos custos one-off [uma só vez]
incorridos pelo Pingo Doce, no primeiro dia do mês de Maio, com o
objectivo de reforçar a sua marca e posição competitiva no mercado».
«Este investimento levou a um aumento significativo de notoriedade da
marca e, em conjunto com as campanhas promocionais em implementação,
espera-se que leve as vendas a crescer acima do mercado», refere a
dona da rede de supermercados.
Como consequência deste reforço do seu posicionamento de preço, o
Pingo Doce conseguiu no segundo trimestre aumentar as suas vendas em
6,1 por cento.
Já o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, apreciações e
depreciações) gerado, segundo a Jerónimo Martins, reduziu-se em 14,2
por cento atingindo os 64 milhões de euros.
O lucro da Jerónimo Martins cresceu 5,6 por cento no primeiro semestre
deste ano face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 152
milhões de euros.
As vendas consolidadas cresceram 7,5 por cento, para 5,1 mil milhões
de euros, enquanto o EBITDA (resultados antes de juros, impostos,
depreciações e amortizações) aumentou 5 por cento.
Segundo a empresa, a melhoria dos resultados deveu-se ao facto de o
negócio do grupo na Polónia, onde detém a empresa Biedronka, ter
reforçado a liderança do retalho alimentar e ao aumento da quota de
mercado do negócio em Portugal.
A dívida líquida consolidada cifrou-se em 352 milhões de euros, uma
redução de 152 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano
anterior.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=55245
Sem comentários:
Enviar um comentário