por Ana Rita Costa
18 de Março - 2014
Incluir extratos de plantas na alimentação de suinos pode ter efeitos anti-inflamatórios na saúde destes animais e ajudar a combater doenças como a E.coli e o Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno.
Para chegar a estas conclusões, um grupo de investigadores alimentou vários porcos com quatro dietas distintas, uma de controlo e três adicionais que incluíram alho, oleoresina de cúrcuma extraída do gengibre e capsicum oleorresina de pimenta. Metade dos suínos sujeitos a esta alimentação sofria de uma das doenças e a outra metade não possuía nenhuma destas condições.
“Sabemos há muito tempo que os extratos de plantas, também conhecidos como óleos essenciais, têm determinados efeitos em certas ações biológicas. Podem, por exemplo, atuar como antioxidantes ou como antimicrobióticos”, refere Yanhong Liu, responsável pela investigação.
A E.coli, uma doença bacteriana do intestino, provoca diarreia, diminuição do apetite, diminuição do peso e, em alguns casos, pode ser fatal. Por outro lado, os sintomas de Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno podem ir de febres, dificuldades respiratórias e perda de apetite até problemas no desenvolvimento e crescimento do animal.
O estudo demonstrou que os suínos portadores das doenças e que foram alimentados com os três extratos de plantas tiveram diarreia com menos frequência que os porcos sujeitos à dieta de controlo. O investigador revela também que os porcos sem qualquer tipo de doença, e com diarreia pouco frequente, também beneficiaram dos extratos de plantas.
Sem comentários:
Enviar um comentário