LUSA 19/03/2014 - 12:48
A feira pretende "afirmar" a vila como a "capital do Porco Alentejano".
BRUNO SIMOES CASTANHEIRA
Mais de 100 expositores participam na Feira do Porco Alentejano deste ano, que arranca na sexta-feira em Ourique para promover os produtos derivados daquela raça suína autóctone e será "a maior de sempre" apesar da crise.
A feira vai decorrer até domingo com iniciativas em vários locais da vila, sobretudo no recinto principal, o Pavilhão Multiusos, onde vão estar instalados 107 expositores, "o dobro do ano passado, disse nesta quarta-feira à agência Lusa o vereador da Câmara de Ourique Marcelo Guerreiro.
"Apesar da crise, vai ser a maior edição de sempre da Feira do Porco Alentejano", frisou, referindo que houve "um enorme interesse" de empresas em participar no certame deste ano e "muitas ficaram de fora, porque não havia capacidade logística para mais expositores".
A feira, organizada pela Câmara de Ourique e pela Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), pretende "afirmar" a vila como a "capital do Porco Alentejano" e promover a fileira e "a qualidade" dos produtos derivados da carne daquela raça, explicou o autarca.
No sábado, às 15h00, a Câmara de Ourique e a ACPA inauguram o Centro Interpretativo do Porco Alentejano - Loja Gourmet, que vai funcionar num edifício junto à sede da associação na vila.
Através do centro, os visitantes poderão conhecer as características e o processo de criação do porco alentejano e na loja gourmet poderão comprar produtos derivados da carne daquela raça suína, "mais difíceis de encontrar no mercado normal", explicou Marcelo Guerreiro.
Petiscos e pratos à base de carne de porco alentejano, espectáculos musicais, demonstrações de cozinha, uma conferência, um colóquio e dois concursos lúdicos já tradicionais, o de "jovens porquinhas", que vão disputar o título de "Miss Piggy", e o de grunhidos, para testar os dotes dos humanos na imitação da voz dos porcos, são algumas das ofertas da feira.
O cartaz cultural da feira, além de actuações de grupos corais alentejanos e de música popular e de sessões de dj's, inclui os concertos da banda Fagulha e de Berg, na sexta-feira, de Hugo Ferracci e de Rita Guerra, no sábado, e do grupo Adiafa, no domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário