9 de Maio, 2012por Sara Ribeiro
No último ano foram vários os produtores de vinhos portugueses que
decidiram entrar ou reforçar a sua presença no mercado chinês. Em
2011, as exportações para a China duplicaram para 8 milhões de euros e
a perspectiva, para os próximos anos, é que as vendas ascendam a 24
milhões por ano a a partir de 2014.
Este mercado continua a ser, contudo, de pequena expressão para o
sector vinícola português. A China produz 80% dos vinhos que consome,
ou seja, apenas 20% vem de países terceiros, estando França, Austrália
e Chile no topo das preferências dos chineses. «A imagem dos vinhos
portugueses ainda não é muito conhecida», disse ao SOL David Chow, CEO
da Altavis Fine Wines, uma das maiores importadoras chinesas de vinhos
de luxo.
Para resolver este problema e conquistarem os consumidores chineses,
David Chow recomenda que os produtores e entidades do sector luso
invistam mais na promoção dos vinhos no país, como por exemplo em
provas e nas cadeias de retalho, «mas tudo dependendo do budget,
claro».
De visita a Portugal, a propósito do seminário Mercados Estratégicos
para os Vinhos Portugueses, que se realizou na semana passada em
Guimarães, David Chow adiantou ao SOL que a Altavis «ainda não importa
vinhos portugueses, mas está à procura de parcerias», não revelando
mais detalhes.
O CEO também não adianta números relativos à facturação da Altavis.
Comenta apenas que a maior parte dos vinhos que distribui é oriunda de
França, Itália e Chile, e que os de Bordéus são os mais procurados. Os
preços variam entre os 10 e os 40 mil euros.
sara.ribeiro@sol.pt
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=48920
Sem comentários:
Enviar um comentário