quarta-feira, 9 de maio de 2012

Indústria de laticínios aponta direções para mercados emergentes

por Diogo Pereira
8 de Maio - 2012
Satisfazer as expectativas dos consumidores com baixo poder de compra
nos países emergentes é o desafio para a indústria de laticínios. A
conclusão é do Índice Tetra Pak, que estima um mercado de grande
potencial para mais de 2.700 milhões de pessoas com estas
características.


A taxa de consumo destes consumidores, que a Tetra Pak chama "parte
central da pirâmide", está prevista que aumente dos 70.000 milhões de
litros em 2011 para os 80.000 milhões em 2014, avança o portal
espanhol Distribución Actualidad.



Aquele índice mostra que os hábitos de consumo, em vários países do
mundo, vão-se alterar nos próximos anos, passando a consumir leite
embalado em vez de leite a granel.

A investigação da Tetra Pak centrou-se em seis países, que representam
mais de 76% do consumo de produtos lácteos embalados: China,
Indonésia, Brasil, Paquistão e Quénia. Este conjunto de países
representa cerca de 50% da população dos países emergentes e consome
38% dos produtos lácteos embalados dos países em desenvolvimento,
vivendo metade deles na Índia e China.

Perante este cenário, a Tetra Pak identificou certos desafios para os
produtores: tornar os produtos acessíveis para consumidores com baixo
poder de compra, inovar nos produtos e embalagens e fabricá-los tendo
em conta o preço, assegurando que estes chegam à distribuição moderna.

O consumo mundial de produtos lácteos deverá aumentar 2,9% entre 2011 e 2014.

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=6399&bl=1

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