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4 de Maio, 2012
Catorze marcas portuguesas foram distinguidas em Pequim num certame
internacional dedicado ao azeite, na maior colheita do género,
salientou hoje à agência Lusa um profissional do sector.
«É bom para Portugal e ajuda a projectar o país como um produtor de
azeite de qualidade», disse o especialista acerca dos prémios
atribuídos na última edição do «Oil China Competition», que se realiza
anualmente na capital chinesa.
O azeite Rosmaninho, produzido por uma cooperativa de Valpaços, obteve
a medalha de ouro na categoria «Light», à frente das cinco marcas de
Itália, Chile, Estados Unidos e Turquia que repartiram as medalhas de
prata e bronze.
O Gallo 'Grande Escolha' ganhou a medalha de prata na categoria
«Medium», cujo primeiro lugar foi repartido por uma marca italiana e
uma espanhola.
Marca portuguesa com maior visibilidade nos supermercados de Pequim e
de outras grandes cidades chinesas, a Gallo obteve também uma medalha
de bronze na categoria «Medium» e uma grande menção na categoria
«Light».
Os azeites Oliveira da Serra obtiveram dois prémios: duas grandes
menções nas categorias «Intenso» e «Light».
Casal da Cotovia, Paços dos Infantes, Quinta do Vale do Conde, Capitoa
Premium, Torrejano, Cabeço das Nogueiras, Casal Anadia e Herdade do
Esporão foram as outras marcas portuguesas distinguidas na 7.ª edição
do referido concurso, no final do Abril passado.
O azeite não faz parte da gastronomia tradicional chinesa, mas o
consumo está a aumentar na China, acompanhando a melhoria do nível de
vida da população e, em particular, a ascensão da nova classe média
urbana.
Espanha, Itália e Grécia são os países mais representados no mercado
chinês, com mais de dois terços das cerca de 200 marcas de azeite
importadas.
Segundo estimativas do sector, as importações chinesas de azeite
cresceram mais de 60 por cento desde 2004, ultrapassando as 25.000
toneladas em 2010.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=48493
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