O Pingo Doce fez "papel de Pai Natal", mas os produtores não acreditam
no velhinho de barbas brancas. E esperam para ver quem vai pagar a
promoção.
Carla Tomás, Conceição Antunes e Abílio Ferreira
19:12 Sexta feira, 4 de maio de 2012
Os produtores e fornecedores do Pingo Doce foram apanhados de surpresa
com esta campanha do Pingo Doce e agora só esperam que a fatura não
lhes vá parar às mãos.
"Fazem o papel de Pai Natal para dar ao povo e depois espremem os
produtores e a indústria", critica Carlos Neves, dirigente da
Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep).
É que apesar de a Jerónimo Martins nada lhes ter comunicado até agora,
produtores e fornecedores contactados pelo Expresso têm a memória
fresca de outros casos em que acabaram por ter de pagar parte das
campanhas de desconto. Mas os acertos de contas são normalmente feitos
só ao fim de três meses.
O Expresso apurou que os contratos de fornecimento do Pingo Doce têm
cláusulas relativas a promoções que podem ser invocadas para
transferir uma parte dos custos para os fornecedores. Além disso, os
preços dos produtos variam com a quantidade vendida, o que significa
que se vender 500 em vez de 100, o preço a pagar ao fornecedor pode
cair 20%.
Segundo João Paulo Girbal, presidente da Centromarca - Associação
Portuguesa de Produtos de Marca - também é recorrente os hipermercados
debitarem aos produtores "tudo e mais alguma coisa": desde produtos
que alegadamente não estão em condições, a roubos em prateleira, ou
até pacotes de arroz que o cliente deixa cair ao chão. Por isso teme
as consequências já que "alguém vai ter de pagar". É que "a margem
bruta de 37%, assumida pela cadeia Pingo Doce, está longe de cobrir
descontos de 50% nos preços finais de todos os produtos".
Outra forma de cobrir os gastos com esta campanha, segundo vários
produtores contactados pelo Express, são as aplicações financeiras do
dinheiro dos clientes que só será pago aos fornecedores 90 dias
depois.
Os dois grandes grupos nacionais que dominam 60<MD>% do mercado em
Portugal - Jerónimo Martins e Sonae - têm grande poder sobre os
fornecedores e até impõem reduções na fatura para pagar a 10 dias por
exemplo.
"Estas situações só ocorrem porque há um problema de regulação no
setor, em que a força está do lado da distribuição, e a legislação
precisa de ser revista", sustenta Girbal". A mesma opinião tem Carlos
Neves, da APROLEP: "O poder político deve refletir sobre o poder das
cadeias de distribuição. Se têm uma margem muito grande devem é ajudar
o Banco Alimentar e as IPSS", defende.
Por seu lado, o presidente da associação de industriais do leite
(ANIL), Pedro Pimentel, também critica este tipo de campanhas:
"Levantam imensas questões do ponto de vista legal, mas até agora não
houve qualquer desfecho em relação à queixa que apresentámos em
janeiro contra o Continente e o Pingo Doce por dumping".
Em janeiro a ASAE apreendeu 240 mil litros de leite que estava a ser
vendido abaixo do preço de custo com base numa campanha de descontos
em cartão ou do lema "leve dois pague um". O processo foi remetido à
Autoridade da Concorrência, mas não há conclusões. A Sonae argumentou
que estava a cumprir a legislação e que se não chegasse a acordo com
os produtores de leite (o único produto em que o país é
autossustentável passaria a importar este bem de consumo prioritário.
Manuel Ramirez (das Conservas Ramirez) ou Jorge Paiva raposo (da
Bacalhoa Vinhos) estimam que o Pingo Doce integre esta campanha como
um custo de marketing, reduzindo por exemplo as verbas nas campanhas
de televisão.
A ideia é partilhada pelo presidente da Frutus. Torres Paulo considera
que "do ponto de vista do marketing foi uma campanha espetacular que
coloca o Pingo Doce nas primeiras páginas dos jornais sem custos". Por
isso, acha "inconcebível que haja consequências para os fornecedores".
Resta lembrar, que esta iniciativa desviou as compras do mês dos
outros hipermercados e que esta foi apenas mais uma batalha da guerra
entre as principais cadeias.
http://expresso.sapo.pt/fornecedores-apanhados-de-surpresa=f723660#ixzz1u1z4cZ1K
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