06 Mai 2012, 19:53
A Herculano Alfaias Agrícolas é líder nacional no seu sector desde
1986 e um dos maiores fabricantes de reboques agrícolas da Europa.
Revista Portugal Global *
Fundada em 1969 e detida pelo Grupo Ferpinta desde 1997, está sedeada
em Loureiro, no concelho de Oliveira de Azeméis, de onde exporta mais
de 70 por cento da sua produção, maioritariamente para os mercados
europeu e africano.
Podem, porém, encontrar-se máquinas agrícolas produzidas pela
Herculano em todo o mundo, algumas com marcas comerciais
internacionais, de que é exemplo a Pottinger, daqui resultando que o
subsector da produção de alfaias agrícolas, em Portugal, apresenta um
saldo positivo da respectiva balança comercial.
Marrocos é um dos mercados onde a empresa está presente, no âmbito da
estratégia de internacionalização iniciada em 1982, e que viria, mais
tarde, a alinhar-se com a orientação estratégica de
internacionalização do grupo Ferpinta, que está presente em mais de 35
países, tendo por objectivo a criação de
valor na cadeia.
O sucesso da Herculano resulta de uma orientação para a inovação e
competitividade dos produtos da empresa, no mercado internacional,
onde gradualmente vai crescendo, quer ao nível do volume de negócios,
quer no plano da sua penetração em novos mercados internacionais. Para
este crescimento contribui a política de investimentos industriais que
a Herculano tem vindo a desenvolver, visando dotar a empresa com as
mais recentes tecnologias, de modo a incrementar a qualidade e a
competitividade dos seus produtos.
Nos mercados internacionais têm sido importantes as sinergias
produzidas com as outras empresas do grupo, de que são exemplo alguns
países do Norte de África. Em Marrocos a empresa está presente nos tubos de aço e nas
máquinas e alfaias agrícolas, há já vários anos, onde tem vindo a
crescer e onde considera vir a efectuar novo investimento devido à
importância geoestratégica deste mercado, adianta fonte da Herculano.
A abordagem comercial neste mercado é desenvolvida através de canais
de distribuição, numa relação de parceria que a empresa quer continuar
a desenvolver e a aumentar, emprestando as suas competências para
criar valor em toda a cadeia.
Segundo a mesma fonte, as marcas Herculano/Ferpinta são percepcionadas
pelo mercado como marcas de qualidade, imagem que é reforçada com a
presença directa nos diversos certames de exposição que se realizam em
Marrocos e que tem levado a uma forte procura por parte de empresas de
distribuição, não só de Marrocos, mas também de países limítrofes,
dada a inter-relação entre mercados.
Presentemente a Herculano/Ferpinta tem uma forte presença e um
potencial de crescimento em todo o território marroquino, em resultado
de uma
estratégia de criação de valor, conseguida pela sua participação em
feiras, demonstrações de produtos em campo, formações técnicas, e
outras acções de formação e de colaboração, que exigem uma presença
frequente de colaboradores da Herculano em Marrocos.
http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/25225/herculano-ja-exporta-mais-de-70-por-cento/
Sem comentários:
Enviar um comentário