quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Governo dos Açores garante que projectos agrícolas transitam para novo quadro comunitário

14-01-2014 
 


 
Todos os projectos agrícolas açorianos candidatados a fundos comunitários que estavam pendentes por falta de financiamento vão transitar para o próximo quadro comunitário de apoio, assegurou o Governo regional.

A garantia foi dada pelo secretário regional dos Recursos Naturais, Neto Viveiros, numa declaração aos jornalistas à margem do plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, reunida na cidade da Horta, e após a discussão pelos deputados de um voto de protesto do PSD sobre esta questão, que acabou por ser chumbado.

«Este assunto está finalmente resolvido. Nós temos a possibilidade de transitar todos os projectos de investimentos que não poderem ser aprovados no actual quadro comunitário de apoio», insistiu o governante, garantindo que essas candidaturas manterão «os mesmos regulamentos e as mesmas regras».

Neto Viveiros disse que esta «não é uma situação anormal», lembrando que já no final do anterior quadro comunitário de apoio se colocou o mesmo problema, o que, em seu entender, representa «um sinal de que os agricultores investiram muito» na região.

«Estamos a falar de investimentos agrícolas, no actual quadro comunitário, de 80 milhões de euros, com uma comparticipação pública comunitária e regional de 54 milhões», destacou. Apoios que foram utilizados na modernização e redimensionamento das explorações agrícolas açorianas.

As explicações de Neto Viveiros foram prestadas fora da sala de plenário, momentos depois de a bancada da maioria socialista ter chumbado um voto de protesto, apresentado pelo PSD, que lamentava a «incerteza» que se verificava em relação a 407 projectos agrícolas que continuavam sem resposta.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário