As perspectivas a médio prazo do mercado dos cereais na União Europeia estão caracterizadas por condições de ajustamento de mercado, baixas das existências e preços acima das médias históricas.
Segundo a informação de Previsões de mercados agrícolas a médio prazo para 2013-2023 da Comissão Europeia, para 2013 prevê-se uma oferta de 316 milhões de toneladas, o que supõe um pequeno crescimento devido ao aumento dos rendimentos, apesar de apenas mais 0,6 por cento, e a uma maior utilização interna dos cereais no mercado comunitário como consequência do crescimento da procura para a produção de etanol.
Espera-se também um aumento por cada tipo de cereal, em especial um aumento significativo para o milho de 18 por cento e para o trigo de 41 por cento, à custa da redução na produção de outros cereais. A crescente procura de arroz vai diminuir a auto-suficiência comunitária para 64 por cento.
No caso das oleaginosas, prevê-se também uma subida moderada da oferta, devido a um certo aumento dos rendimentos. Estima-se que o uso interno das oleaginosas venha a crescer em resposta à procura para a produção de biodiesel e alimentação animal, já que o consumo para alimentação humana mantém-se constante.
Fonte: Agrodigital
15-01-2014
Sem comentários:
Enviar um comentário