05-06-2012
O perfil de consumo dos lares portugueses mudou muito no primeiro
trimestre do ano, conclui a análise trimestral ao consumidor da Kantar
Wordpanel.
«O aumento anual dos preços somado à subida de taxa de Imposto sobre o
Valor acrescentando (IVA) produziu novas e significativas mudanças nas
preferências dos consumidores», explica ao Paulo Caldeira, director de
marketing da Kantar Worldpanel.
«Se antes o consumidor optava por produtos alimentares de
conveniência, congelados ou take-away, até como opção às refeições nos
restaurantes, agora, neste novo contexto, prefere cada vez mais fazer
a comida de raiz, uma opção mais económica».
Os bens de consumo rápido registaram um aumento médio de preço de 5,8
por cento no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo. «A
subida do preço aumentou os gastos dos lares, com mais 5,5 por cento
mas diminuiu o volume ligeiramente, menos 0,4 por cento».
São precisamente as categorias que sofreram o impacto do aumento de
IVA as mais penalizadas pelos lares. «As categorias que passam de 6
para 23 por cento são responsáveis por 70 pontos da redução do volume
de alimentação», sublinha Paulo Caldeira.
Refrigerantes, refeições prontas congeladas, conservas de fruta,
batatas e vegetais congelados, e sobremesas lácteas, são algumas das
categorias em queda, em contraste com azeite, açúcar, enchidos, carne,
bacalhau seco, peixe, marisco e ovos, entre outros produtos básicos,
que cresceram.
Mas há mais. Desengane-se quem pensa que as alterações afectam apenas
as marcas de fabricante. «Em alguns produtos já nem a MdD é opção»,
como batatas congeladas, ice tea, sobremesas lácteas, leite especial,
refrigerantes de fruta sem gás, sumos de fruta, refeições prontas e
refeições congeladas, conclui a análise da Kantar.
Fonte: Lusa
http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia44100.aspx
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