"Se não há petróleo em Portugal, planta-se"
O objectivo da campanha da APPB - Associação Portuguesa de Produtores
de Biocombustíveis visa promover as vantagens dos biocombustíveis para
a economia nacional, incluindo em áreas como o ambiente, agricultura,
alimentação, diversificação de fontes energéticas de abastecimento e
também para a longevidade dos veículos que os utilizam.
O claim da campanha "Se não há petróleo em Portugal, planta-se" é
também um desafio para que aumentem os investimentos na produção de
biodiesel, porque são investimentos geradores de riqueza para
Portugal.
João Rodrigues, da APPB refere que "a opinião pública sabe que a
utilização do biodiesel reduz a poluição, mas desconhece o potencial
do biodiesel como driver de crescimento económico, incluindo a criação
de novos postos de trabalho, o aproveitamento de terras que hoje estão
abandonadas e na redução das importações de oleaginosas para a
alimentação, que já pesam 550 milhões de euros por ano na nossa
balança comercial".
A campanha desenvolvida pela Bottom Line Ativism sublinha o que
Portugal tem a ganhar com a produção de soja e colza, as oleaginosas
mais utilizadas pelos produtores portugueses de biodiesel. O gasóleo
comercializado na União Europeia já inclui uma percentagem entre 5 a
7% de biodiesel para reduzir as emissões de dióxido de carbono e
aumentar a nossa independência energética, mas as vantagens da
produção de biocombustíveis vão muito além, seja na fertilização dos
solos, no combate à desertificação e na rentabilização do óleo de
soja, subproduto da indústria de rações para animais que pode ser
aproveitado para biodiesel.
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/07/02b.htm
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