sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Crise acentuou inovação das micro e pequenas empresas rurais

O projeto pretende conhecer e divulgar as inovações que são
desenvolvidas e implementadas por diferentes tipos de organizações nas
áreas rurais portuguesas, correspondentes a territórios de baixa
densidade

A crise acentuou a dinâmica de inovação e de internacionalização das
micro e pequenas empresas das áreas rurais, afirmou hoje a
coordenadora do projeto Rur@l Inov, que está a ser desenvolvido pela
Universidade de Vila Real.

Lívia Madureira, que falava à margem de um workshop de divulgação do
projeto, referiu que o estudo desenvolvido permite concluir que há
cada vez mais inovação nestes meios rurais e que, muitas vezes, essa
inovação passa também despercebida.

"A crise acentuou muito esta dinâmica de inovação e de
internacionalização. As pessoas têm que sobreviver e é mais difícil de
facto criar novos negócios que sejam sustentáveis", salientou.

Neste workshop, que decorreu em Vila Real, foram também revelados
alguns exemplos de empresas.

O responsável pela empresa Aromáticas Vivas, Alexis Simões, referiu
que a "inovação vem da necessidade de ser melhor do que a
concorrência".

Neste sentido, a empresa, localizada em Viana do Castelo, implementou
iluminação led que já permitiu reduzir, em dois anos, 20% do custo de
eletricidade, bem como estufas em vidro, que permitiram também
aumentar a eficiência energética.

Também em destaque neste encontro esteve o empreendimento turístico
"Moinhos da Tia Antoninha", no Douro Sul, que é completamente autónomo
do ponto de vista energético, sendo a produção assegurada por um
sistema hídrico solar e hídrico.

O Rur@l Inov é coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro (UTAD), em parceria com a Direção Geral de Agricultura e
Desenvolvimento Rural (DGADR).

O projeto pretende conhecer e divulgar as inovações que são
desenvolvidas e implementadas por diferentes tipos de organizações nas
áreas rurais portuguesas, correspondentes a territórios de baixa
densidade.

No âmbito deste trabalho foi efetuado um inquérito a 120 organizações
de todo o país.

Lívia Madureira referiu que estudo destaca a diversidade das micro e
pequenas empresas, em termos de dimensão, de produtos e serviços que
são oferecidos, desde os hortofrutícolas, vinhos, azeites, sabonetes,
turismo ou até mesmo caracóis.

Depois também se destaca a atitude empreendedora e a elevada
qualificação dos empresários, que conseguem "recolher, mobilizar e
integrar diferentes tipos de conhecimento".

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado
pela agência Lusa

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/crise-acentuou-inovacao-das-micro-pequenas-empresas-rurais

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