A Tetra Pak®, líder mundial em soluções de tratamento e embalagem para
alimentos, divulgou esta semana as conclusões do seu 5º estudo bianual
sobre ambiente que destaca o aumento da procura de materiais
renováveis e de selos ambientais junto dos consumidores a nível
mundial. O estudo revela, ainda, que a reciclagem se mantém como
principal expectativa tanto para os consumidores como para os
operadores na indústria alimentar.
Materiais renováveis desempenham um papel mais importante
O estudo deste ano revela um incremento significativo na atitude face
aos materiais renováveis entre os agentes da indústria alimentar,
impulsionado pelo recente desenvolvimento de novas tecnologias. A
utilização de materiais de origem biológica é destacada como uma das
principais tendências ambientais que moldam o futuro das embalagens
para bebidas.
O estudo revela que os consumidores continuam a pontuar as embalagens
de cartão para alimentos líquidos como o tipo de embalagem mais "amiga
do ambiente" devido à utilização do cartão - um material renovável - e
mais de 50% dos consumidores acredita que a utilização, nas
embalagens, de plástico de origem biológica irá melhorar ainda mais a
imagem ambiental das embalagens de cartão para alimentos líquidos.
Rotulagem ambiental é mais procurada
O relatório identifica, ainda, um crescimento da procura de informação
ambiental por parte dos consumidores. De modo a fazerem escolhas
informadas, 37% dos consumidores procuram, de forma regular, a
presença de selos ambientais nas embalagens alimentares. Actualmente,
54% dos consumidores confiam na rotulagem ambiental comparativamente
com os 37% registados em 2011. Um em cada cinco consumidores
inquiridos neste estudo reconhecem o logotipo do Forest Stewardship
Council™ (FSC™), com maior associação à gestão responsável das
florestas.
Reciclabilidade mantém-se um imperativo
A separação e deposição selectiva das embalagens usadas para posterior
reciclagem continua a ser a principal actividade ambiental entre os
consumidores, uma variável que se mantém desde 2005. A reciclabilidade
dos materiais de embalagem é uma das principais prioridades para os
operadores da indústria alimentar no desenvolvimento de um novo
produto ou serviço.
"As conclusões do estudo realizado este ano reforçam a importância de
colocar as questões ambientais no centro da nossa estratégia", refere
Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak. "Estabelecemos firmes
compromissos quanto à redução a nossa pegada ambiental ao longo da
cadeia de valor, no desenvolvimento de produtos sustentáveis e no
aumento das nossas taxas de reciclagem; e estamos a fazer bons
progressos no sentido de alcançar os objectivos que estabelecemos para
nós próprios em cada uma destas três importantes áreas de actuação."
Informação geral sobre o estudo
Este estudo ambiental é realizado pela Tetra Pak, a cada dois anos,
desde 2005. O Relatório Ambiental de 2013 inquiriu 7000 consumidores e
mais de 200 representantes da indústria alimentar em 13 países,
incluindo os EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica,
Holanda, África do Sul, Turquia, Índia, Rússia, China e Japão. Este
estudo permite-nos adquirir um conhecimento de 360° sobre ambiente e
embalagem que confere uma sólida base à nossa comunicação ambiental e
que é utilizado como orientação na definição de estratégias futuras e
de novos produtos. Este ano o estudo foi realizado em parceria com a
Firefly Millward Brown.
Fonte: GCI
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/09/18a.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário