by Virginia Galvan
Maio 3, 2013
CARTAXO – O Auditório Municipal da Quinta das Pratas, na cidade do
Cartaxo, recebeu no dia 30 de abril o seminário "Promoção dos
Territórios Vitivinícolas", integrado na Festa do Vinho e realizado no
âmbito da comemoração do 6.º aniversário da Associação de Municípios
Portugueses do Vinho (AMPV).
Autarcas e técnicos de municípios de todo o país, incluindo as ilhas,
e representantes de entidades ligadas ao setor do vinho e ao turismo
marcaram presença nesta iniciativa, que proporcionou a reflexão e o
debate sobre as potencialidades do território e dos produtos nacionais
e as melhores formas de os divulgar no exterior.
O seminário teve como oradores José João Santos, da empresa Essência
do Vinho, e Cristina Azevedo, da Rota do Vinho da Bairrada, tendo a
sessão de abertura contado com a presença de José Arruda,
secretário-geral da AMPV, e Pedro Gil, vereador da Câmara Municipal do
Cartaxo, responsável pela área do Turismo e do projeto Cartaxo –
Capital do Vinho.
Pedro Gil considerou que "Portugal é um caso de estudo no mundo,
porque temos uma enorme diversidade de produtos, incluindo um vinho de
excelência, e uma oferta turística muito grande, mas não temos
conseguido tirar partido deste potencial", constatou.
Para o vereador, as Rotas do Vinho deveriam ser ferramentas
fundamentais da promoção dos territórios, contudo, "tem-se perdido
muito tempo e dinheiro, sem que tenhamos uma legislação que defina
concretamente as regras e incentive a sua implementação. Sinto-me
desgostoso porque não vejo concretizadas no terreno ações que
valorizem o vinho como um verdadeiro impulsionador da economia local e
nacional", afirmou.
Rota do Vinho da Bairrada e Essência do Vinho são "casos de sucesso" em Portugal
A Bairrada é uma das regiões do país que tem ganho uma maior
visibilidade com a dinamização da sua Rota do Vinho. Os projetos que
têm vindo a ser desenvolvidos nesse âmbito foram apresentados neste
seminário por Cristina Azevedo, que afirmou que a associação criada
para a Rota do Vinho da região permitiu "unir os vários intervenientes
do setor do vinho e do turismo, organizando de forma integrada e
estruturada a oferta do território".
Tal como as restantes Rotas do Vinho nacionais, a da Bairrada surgiu
em 1995 e 12 anos depois foi constituída a Associação Rota da
Bairrada. Desde então tem sido desenvolvido um conjunto de atividades
e projetos que têm atraído cada vez mais visitantes – entre 2008 e
2011, a região registou um aumento de 55 mil visitantes,
correspondendo a um crescimento médio anual de quase 42%.
A "Essência do Vinho" é uma empresa especializada na produção de
eventos enogastronómicos, fundada em 2004, no Porto. O percurso da
empresa foi apresentado neste seminário por José João Santos, que
frisou que o "caráter inovador da empresa, a aposta numa imagem
arrojada e a desmistificação do vinho para a generalidade dos
consumidores" têm sido fatores fundamentais para o sucesso das
iniciativas promovidas.
Entre as iniciativas de referência que a empresa organiza destacam-se
a "Essência do Vinho – Porto", a "Essência do Gourmet" e "Peixe em
Lisboa". José João Santos acredita que "Portugal pode afirmar-se ainda
mais pelo eixo do vinho e da gastronomia" e defende como princípios
fundamentais que "o mercado é o mundo" e "o que não é bem comunicado
não existe, saber fazer é ficar mais próximo do sucesso".
http://local.pt/seminario-promocao-dos-territorios-vitivinicolas-no-cartaxo/
Sem comentários:
Enviar um comentário