sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

10 tendências para o agroalimentar em 2014


6 de Fevereiro - 2014
A PortugalFoods divulgou as 10 principais tendências mundiais do setor agroalimentar para 2014. “O consumidor continua à espera de coisas novas e novos produtos”, indicou Isabel Braga da Cruz responsável pela Knowledge Division da Portugal Foods. Conheça as 10 tendências que vão marcar o futuro do agroalimentar.

As embalagens recicláveis, a redução do desperdício ou um maior foco na cadeia de fornecimento vão ser certamente algumas das preocupações da indústria, segundo a responsável.

Ainda no que toca às embalagens, Isabel Braga da Cruz salientou o facto de haver uma maior atenção e até destaque sobre a proveniência dos produtos. “A origem dos alimentos tem vindo a ser utilizada como plataforma de marketing, sendo que no final o consumidor sai beneficiado”, referiu, adiantando que esta questão está intimamente ligada aos vários escândalos que vão fragilizando a confiança do consumidor, como foi o escândalo da carne de cavalo que afetou a Europa.

Com a crise, há também uma mudança dos hábitos do consumo. Até porque o consumidor reposiciona a sua atitude e foca-se somente no necessário.

Braga da Cruz adiantou que “o consumidor procura comprar mais barato, mas também se premeia com produtos premium”. Daí que haja um maior foco na proposta de valor e no rácio qualidade/preço de determinado produto.

Outra das tendências divulgadas tem a ver com uma maior atenção das grandes empresas com as mais pequenas, como fonte de novas ideias. A produção artesanal de snacks, biscoitos ou cervejas, por exemplo, têm um elevado potencial de impacto no mercado.

Foi ainda referido que cada vez mais o consumidor preocupa-se com a saúde e o bem-estar, por isso há um interesse e uma procura crescente pelas frutas e vegetais. De acordo com Isabel Braga da Cruz, “ a promoção do consumo de frutos e vegetais permanece na agenda estratégica da saúde pública”.

A redução do sal, do açúcar e da gordura continuem a ser uma prioridade para a indústria agroalimentar. Ao mesmo tempo, as proteínas ganham terreno. Os benefícios das proteínas são conhecidos pelos consumidor (controlo de peso e saciedade), por isso a sua procura tem vindo a crescer.

 10 maiores tendências mundiais no sector agroalimentar:

- Indústria agro-alimentar começa a olhar para si, reduzindo o desperdício sempre com vista à sustentabilidade.
 - Recuperação da confiança do consumidor dando-lhe para isso mais informação sobre a origem dos produtos.
- Maior enfoque no rácio qualidade/preço.
- Grandes empresas mostram-se atentas às empresas mais pequenas, como fonte de ideias
- A saúde é holística. As empresas têm de entender bem qual a mais-valia dos seus produtos.
- Novos superalimentos. Aumenta o interesse pelo consumo de frutos e vegetais, o que dá espaço para alimentos menos conhecidos como a alcachofra ou a chia.
- Ascensão dos híbridos. Marcas conhecidas começam a entrar em novas categorias, o que populariza a marca e reforça a sua identidade.
- Horizonte proteico. O interesse pelos produtos com proteína está a crescer abrindo novas oportunidades de mercado.
- Estratégias subtis sobre a redução do sal, açúcar e gordura. Embora a estratégia-chave se centre mesmo na redução.
 - Alternativas alternativas. O consumidor quer novos produtos e os produtos sem glúten continuam a expandir.

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