Janeiro 31
18:18
2014
A controvérsia à volta do arroz OGM denominado “arroz dourado” sobe de tom, com os apoiantes a afirmar que este arroz salva vidas, enquanto que os opositores dizem que é uma mera manobra comercial para explorar os mais pobres.
O arroz é o alimento base da alimentação de uma parte da população mundial e, apesar de ser um alimento muito completo, carece de vitaminas. A carência de vitaminas acarreta problemas graves de saúde às populações que só comem arroz, levando, por vezes, à cegueira das crianças.
Os biólogos modificaram geneticamente uma variedade de arroz, no sentido de produzir e acumular provitamina A, que o corpo humano converte em vitamina A.
Este arroz não está, contudo, ainda disponível no mercado, pois o protótipo tem de passar por inúmeros testes antes da aprovação, tendo recebido grandes críticas de quem afirma que é tudo uma fraude destinada a explorar as populações que vivem do arroz.
A aprovação sofreu ainda um maior atraso devido à destruição de um campo experimental nas Filipinas, levado a cabo por activistas contra este arroz.
Enquanto não há a aprovação deste arroz, a solução que está a ser usada, em alguns casos, é o do fornecimento de vitaminas sob a forma de comprimidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário