O Copa-Cogeca publicou na passada sexta-feira novas estimativas para a campanha 2014/15 da UE-28, que mostram um bom plantio de inverno embora a época de crescimento ainda se encontre numa fase precoce.
A publicação destes dados foi uma iniciativa do grupo de trabalho “Cereais”. Durante a reunião, muitos Estados membros informaram a situação positiva dos cultivos, principalmente como resultado do inverno suave registado este ano e as boas sementeiras da mesma estação. Apesar da incerteza sobre a temporada de semente para o milho, a superfície global deveria manter-se estável. Segundo as previsões, a produção de cereais deberá aumentar ligeiramente. A situação no Reino Unido foi positiva também, apesar das graves inundações. Porém, em alguns países, ainda é demasiado cedo para fazer estimativas e inclusivamente os valores apurados para a UE baseiam-se num cálculo prudente. Também há a preocupação por uma possível diminuição das sementes de trigo duro apesar das boas condições climáticas nestas regiões.
Entretanto, os estados bálticos enfrentam graves consequências do frio invernal (perdidas de 80%) e procuram variedades disponíveis de sementes de primavera. Para poder garantir a disponibilidade permanente de sementes no futuro, o presidente do grupo de trabalho, Max Schulman (FI), disse que se deve fazer um balanço das sementes de cerais, oleaginosas e legumes.
Sem comentários:
Enviar um comentário