O Comissário do Comércio da UE, Karen De Gucht, ameaçou as autoridades russas de apresentar uma queixa junto da Organização Mundial do Comércio (OMC) pelo embargo que aplicam às exportações porcinas comunitárias. Este embargo, dura há dois meses e não parece que as negociações avancem.
A Rússia, onde a Peste Suína Africana (PSA) é endémica, impôs um bloqueio às exportações de suínos de toda a UE devido à confirmação de 4 casos de PSA em javalis selvagens, dois na Lituânia e dois na Polónia e em ambos os casos muito perto da fronteira da Bielorrússia.
A Comissão Europeia procura uma solução conjunta para o problema da UE, embora tenha havido países que tentaram encontrar soluções unilaterais com a Rússia.
A Comissão propõe que se aplique o embargo apenas às exportações dos dois países onde se verificaram os casos de PSA. No entanto, a Rússia diz que só flexibilizará o embargo actual com uma regionalização que assuma que a carne procede de porcos que nasceram, foram criados e foram abatidos em países livres de PSA e que não são vizinhos fronteiriços com um país com casos de PSA.
Há que esperar para ver se esta ameaça de denúncia surte efeito ou se pelo contrário há que levá-la à prática.
Sem comentários:
Enviar um comentário