Na reunião do Comité Permanente Fitossanitário especialistas dos Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram medidas de emergência para proibir a importação de algumas frutas e hortícolas provenientes da Índia.
Estas medidas, propostas pela Comissão Europeia (CE), proíbem a entrada de alguns produtos, como por exemplo, manga, abóbora e beringela, devido à existência de deficiências significativas no sistema de certificação fitossanitária de produtos importados pela União Europeia.
Esta decisão surge em resposta ao risco da entrada de insectos não europeus, como a mosca da fruta. Embora a percentagem dos produtos proibidos seja inferior a cinco por cento do total de frutas e hortícolas importados pela UE da Índia, pretende-se desta forma assegurar a introdução de novas potenciais pragas, que podem representar uma ameaça para a agricultura e produção europeia.
Estas pragas já foram detectadas em 207 carregamentos de frutas e hortícolas procedentes da Índia em 2013 e serão aplicadas a partir de Maio, com uma revisão prevista para 31 de Dezembro de 2015.
Fonte: Copa-Cogeca
Sem comentários:
Enviar um comentário