A FAO aumentou em 6 milhões de toneladas, a produção mundial de cereais para a situar em 2.521 milhões de toneladas, de acordo com a Nota informativa da FAO sobre a oferta e a procura de cereais, divulgada ontem.
Os últimos ajustes reflectem estimativas mais altas para a produção de cereais secundários e arroz em vários países. O prognóstico da FAO relativo às existências finais também aumentou e espera-se que o comércio mundial aumente bastante mais do que se esperava.
A produção mundial de trigo em 2014 é estimada em 702 milhões de toneladas, 2 milhões de toneladas abaixo da primeira estimativa da FAO publicada em Março. Isto supunha 2 por cento menos relativamente à colheita recorde do ano passado.
A previsão inicial da FAO para a produção mundial de arroz em 2014, publicada na Nota de hoje, aponta para um ligeiro aumento de 0,8 por cento, até aos 500,7 milhões de toneladas (arroz elaborado), já que é provável que o sector seja afectado pela queda dos preços a nível mundial e os receios de uma repetição do fenómeno do El Niño.
Apesar de que as perspectivas para o arroz apontam para um ligeiro aumento, este poderia não ser suficiente para compensar o crescimento demográfico. Como resultado, poderia ver-se uma diminuição das existências na próxima temporada, ainda que se verifique a níveis muito altos.
Fonte: Agrodigital
Sem comentários:
Enviar um comentário