Os azeites portugueses seleccionados no 4º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja – o 2º melhor concurso do mundo - foram distinguidos com uma medalha de ouro, duas de prata, duas de bronze e com seis menções honrosas. Os melhores azeites portugueses seleccionados pelo Júri internacional são provenientes de Beja, Ferreira do Alentejo, Vila Velha de Ródão, Pernes, Azambuja, Suçães, Sabrosa, Alferrarede, Valpaços e Lisboa.
A Elosua Portugal, da Azambuja, venceu a categoria de Frutado Verde Ligeiro com a medalha de ouro. Na mesma categoria a medalha de prata foi atribuída à Sociedade Agrícola Vale do Ouro, de Ferreira do Alentejo. Ainda nesta categoria foram distinguidos com menções honrosas os azeites portugueses de Herdeiros de Manuel Sousa Athaíde Pavão, Suçães e da Quinta do Crasto, de Sabrosa.
Na categoria de Frutado Verde Médio, a medalha de prata foi atribuída à Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, de Alferrarede e a de Bronze coube a Lameira de Cima, de Ferreira do Alentejo. Ainda nesta categoria foram atribuídas duas menções honrosas aos azeites nacionais, uma para a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços e a outra a PSF Agrícola, com sede em Lisboa.
Nas provas do azeite Frutado Maduro, a Rodoliv – Cooperativa de Azeites do Ródão foi premiada com a medalha de Bronze. Na mesma categoria, Fio Dourado, de Pernes e a Sociedade Agrícola Vale da Umbria, de Beja, mereceram menções honrosas.
Os espanhóis, que entregaram 44 amostras, arrecadaram uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze e ainda cinco menções honrosas.
A Itália arrecadou duas medalhas de ouro (uma em Frutado Verde Médio e outra em Frutado Verde Intenso) e ainda uma medalha de bronze na categoria de Verde Ligeiro. Ao Chile coube também uma medalha de bronze, na categoria Frutado Verde Ligeiro.
O Júri internacional, constituído por cerca de 40 especialistas de 10 países e liderado pelo português José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia seleccionou, em provas cegas, 100 amostras de azeite de todo o mundo.
São os melhores azeites do mundo que os visitantes da Ovibeja podem provar no decorrer da Ovibeja, entre 30 de Abril e 04 de Maio. Quem quiser participar em provas comentadas por especialistas pode faze-lo, de forma gratuita, bastando, para tal, inscrever-se no espaço das provas, no Pavilhão Sabor Alentejo.
Os prémios vão ser entregues aos vencedores no dia 3 de Maio, às 13h00, numa cerimónia em que vão participar entidades oficiais nacionais e internacionais.
O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra é organizado pela Ovibeja e pela Casa do Azeite.
Fonte: ACOS
Sem comentários:
Enviar um comentário