sábado, 5 de abril de 2014

PE apoia quadro financeiro comum para cadeia alimentar

04-04-2014 
 


 
O Parlamento Europeu apoia a proposta da Comissão para a criação, pela primeira vez, de um quadro financeiro comum que inclua toda a cadeia alimentar. Este com u orçamento de quase 1.900 milhões de euros, durante o período 2014-2020 e vai financiar prioridades na área de alimentos e rações.
 
Os principais elementos do quadro financeiro indicados na proposta são uma aproximação sobre os requisitos da saúde animal mais baseada nos riscos; controlos eficazes e reforço dos mesmos ao longo da cadeia agro-alimentar; maior preparação e aumento de prevenção de doenças; redução da carga administrativa e as perdas económicas devido a surtos de doenças e definição de funções e responsabilidades dos operadores da cadeia alimentar, os profissionais de saúde e veterinários.
 
Os fundos disponíveis para os Estados-membros da União Europeia disponibilizam 65 por cento para os programas de saúde animal; 6,9 por cento para protecção de plantas; 19,9 para controlo oficial; sete por cento em medidas de emergência e um por cento para a Agência Executiva de Alimentos, Saúda e Consumidores, que colocará em prática alguns programas específicos.
 
Segundo a Comissão Europeia, este quadro vem beneficiar todas as autoridades públicas nacionais e europeias que regulam a cadeia agro-alimentar, como os operadores de empresas do sector, incluindo os produtores, processadores e os distribuidores com interesse em assegurar uma resposta por parte da cadeia alimentar aos desafios ambientais, demográficos e sociais.
 
O programa indirectamente beneficiará todos os cidadãos da União Europeia, através do acesso a um alto nível de segurança, maior capacidade de eleição e preços mais competitivos. O voto do Parlamento Europeia preparara o terreno para que o orçamento esteja disponível nas próximas semanas.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário