Fevereiro 21
12:15
2014
Os casos de listeriose causados pela ingestão de alimentos contaminados, ou pelo contacto com animais infectados, continuam a aumentar, tendo morrido 198 pessoas com a doença em 2012, segundo dados publicados pela European Food Safety Authority (EFSA).
Foram detectados, em 2012, nos países da União Europeia, 1642 casos da doença, ou seja, mais 10,5% do que em 2011, o que indica um crescimento da doença, que se vem verificando desde 2008.
Esta doença é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais perigosas, com uma taxa de mortalidade de 17,8%. Os idosos, as grávidas e os doentes com diminuição do sistema imunitário são os mais susceptiveis de contrair a doença.
Os países que registaram mais casos foram a Espanha, a França, a Alemanha e países escandinavos, casos contraídos, sobretudo, devido à ingestão de produtos já cozinhados, à base de carne e de peixe.
Por outro lado, os casos de infecção devido à salmonela têm vindo a diminuir nos últimos anos, tendo sido registados, em 2012, 91.034 casos. A redução da incidência da salmonela nos últimos sete anos deve-se, sobretudo, ao controlo sanitário feito nos aviários.
O número de humanos infectados com campylobacter também diminuiu ligeiramente, sendo que é a primeira vez que tal acontece nos últimos cinco anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário