A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai apresentar, amanhã, às 10h30, as acções que vão ser levadas a cabo no projecto InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça. Esta campanha de comunicação, orçada em 7,3 milhões de euros - financiada em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados da Apcor - vai promover a cortiça em nove mercados internacionais.
O evento vai realizar-se nas instalações da Apcor e conta com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, do secretário de Estado da Inovação Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e do presidente da Apcor, João Rui Ferreira.
O InterCork II é já a sexta campanha de comunicação desenvolvida desde 1999 e será um projecto para dar continuidade às acções executadas. O projecto visará alguns mercados de continuidade como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca; sendo que nos dois primeiros será desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de cortiça.
Algumas acções previstas:
Embaixadores – figuras públicas que vão assumir a sua preferência pela cortiça: Carlo Cracco (Itália), Carlos Cabral (Brasil), Eva Brennen (Alemanha), entre outros.
Online – aumentar o número de fãs nas várias redes sociais (neste momento são mais de 116 mil) e lançar páginas em redes como o Instragram e Pinterest;
Parcerias – com instituições vinícolas e cadeias de lojas de retalho, como BevMo (USA) e Pão-de-Açúcar (Brasil);
Feiras – presença em feiras de relevo: ViniSud, Viteff, Vinitech (França); Mainzer Weinbörse, ProWein (Alemanha); Wine IN, Expovinis (Brasil); Chinese Wine Summit (Shanghai), Top Wine (Beijing) (China); Surfaces (EUA/Canadá).
Tours/Roadshows - sensibilização dos consumidores, sommeliers e produtores vinícolas, Roadshow na França (recurso a um stand com realidade aumentada) e Decor[k] Tour nos EUA/Canadá.
Eventos - participação/organização de eventos Earth Day (EUA); Salone del Mobile, Taste, Slow Wine, Sugheritivos (Itália); Shanghai Wine Week (participação do top 50 dos melhores bares e restaurantes de Shanghai) (China).
Ao nível do público-alvo, a campanha será focada no consumidor e líderes de opinião, uma vez que os primeiros continuam a ser os maiores aliados da cortiça - como demonstrado nos estudos realizados no InterCork I onde, em média, 83 por cento dos consumidores preferem a cortiça; e os segundos, porque continuam a ser os principais influenciadores junto das caves, supermercados e mesmo dos consumidores.
As mensagens chave continuarão a focar a trilogia “Cortiça: cultura, natureza e futuro” e irão apresenta-la como um material natural, ecológico, amigo do ambiente, mas que também tem provas dadas da sua qualidade e performance, nos seus variados produtos, e, ainda, como material de design e de inovação, capaz de estar presente nas mais variadas aplicações.
“O reconhecimento de uma fileira única a nível mundial, da grande evolução e inovação gerada, quer nos produtos mais tradicionais como as rolhas, quer nas mais variadas aplicações em distintos sectores, tem de ser alicerçada numa política de comunicação continua e consistente. O Intercork II irá permitir-nos solidificar a preferência e reconhecimento dos consumidores pelos produtos de cortiça e dessa forma acrescentar valor aos nossos clientes, com principal relevância para o mundo do vinho”, refere o presidente da Apcor, João Rui Ferreira.
Fonte: apcor
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