terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O futuro da agricultura familiar debatido em Bruxelas

 20-02-2014 
 


Fonte: Copa-Cogeca

A propósito do Ano Internacional da Agricultura Familiar o Copa/Cogeca em colaboração a “World Farmers Organisations” realizaram, no passado dia 19 de fevereiro em Bruxelas, um evento para debater o futuro da agricultura familiar.

Da CONFAGRI estiveram presentes a Sr. Eng.ª Maria Antónia Figueiredo, Secretária-geral adjunta, e a Sr.ª Eng.ª Isabel Basto, técnica da CONFAGRI na representação permanente em Bruxelas

Agricultores de todo o Mundo estiveram reunidos em Bruxelas para realçar o papel fundamental da agricultura familiar na oferta de alimentos de qualidade aos consumidores, no crescimento económico e na promoção de emprego. Os “agricultores familiares” são a espinha dorsal do Mundo Rural. Foram definidas as medidas fundamentais para assegurar que as explorações agrícolas familiares mantenham a sua viabilidade no futuro, facto que se torna cada vez mais importante num mundo onde a incerteza aumenta, a volatilidade dos mercados é cada vez maior e a cresce a procura mundial por alimentos.

Esta reunião decorreu durante o evento “North-South Family Farming. How to Respond to the same Challenges” organizado pelo Copa-Cogeca e “World Farmers Organisations” em Bruxelas. O Evento inclui sessões subordinadas às questões relacionadas com o papel da agricultura familiar como solução para problemas específicos do sector agrícola, bem como sessões destinadas a identificar os instrumentos políticos necessários.

O evento contou com a participação do Sr. Embaixador da FAO para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Gerd Sonnleitner, do Presidente da UPA, Sr. Lorenzo Ramos, do presidente da Boerenbond, Sr. Vanthemsche, bem como de representantes do continente Africano e da Comissão Europeia.

O Copa-Cogeca e a “World Farmers Organisations“ querem assegurar que as explorações agrícolas familiares – grandes ou pequenas, intensivas ou extensivas – têm um futuro competitivo e um nível de qualidade de vida comparável ao de outros sectores.

Na sua intervenção, o Secretário-geral do Copa-Cogeca, Sr. Pekka Pesonen, afirmou que “A agricultura familiar é responsável pela maior parte dos milhões de postos de trabalho no sector agrícola a nível mundial. São um vector chave para o crescimento e a criação de postos de trabalho em zonas rurais, assegurando um vasto e diversificado leque de produtos alimentares de qualidade, produzidos de forma sustentável, de forma a responder à procura de milhões de consumidores, ao mesmo tempo que asseguram a qualidade do ambiente. A agricultura familiar tem futuro e o investimento no sector precisa de ser impulsionado.

Consulte aqui o comunicado de imprensa (em Inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário