Lusa
30 Mai, 2012, 20:07 / atualizado em 30 Mai, 2012, 20:10
O grupo Sumol+Compal anunciou hoje que registou um prejuízo de 2,5
milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que compara com um
lucro de 202 mil euros em igual período de 2011.
Nos primeiros três meses do ano o resultado atribuível aos acionistas
da empresa-mãe foi de 2,5 milhões de euros negativos, enquanto no
período homólogo de 2011 o grupo Sumol+Compal tinha registado um lucro
de 201,6 mil euros, de acordo com o comunicado enviado pelo grupo ao
regulador de mercado CMVM.
Segundo o grupo, o início do ano foi marcado pelo aumento das taxas do
imposto sobre o consumo (IVA), que afetou a maioria das categorias de
bebidas de alta rotação (refrigerantes e cervejas).
Nos supermercados ou hipermercados, a taxa sobre os refrigerantes
passou de 6 para 23 por cento, nas águas a subida foi de 6 para 13 por
cento, nos sumos e néctares ficou nos 6 por cento e nas cervejas nos
23 por cento.
"A taxa de IVA aplicada nos postos de venda do canal horeca [hotéis,
restaurantes e cafés] passou de 13 para 23 por cento, ou seja, o
consumo em restaurantes e estabelecimentos similares de bebidas de
todas as categorias passou a estar onerado a uma taxa de 23 por cento,
quando anteriormente era de 13 por cento", recorda a Sumol+Compal.
Estes aumentos "vieram, naturalmente, agravar as condições de
competitividade da indústria de bebidas de alta rotação em Portugal",
adianta o grupo no comunicado.
"Em Portugal, além do impacto muito negativo a que se assistiu com o
agravamento da fiscalidade nos mercados de bebidas de alta rotação,
estes mercados foram também influenciados no primeiro trimestre por um
ritmo recessivo da atividade económica, o que implicou uma quebra na
dinâmica do consumo privado".
O volume de negócios caiu 15,5 por cento no trimestre, para 58,8
milhões de euros.
As vendas recuaram 15,7 por cento, para 56,2 milhões de euros, "tendo
as vendas em Portugal alcançado 43,2 milhões de euros, um decréscimo
de 12,3 por cento, resultado dos fatores apresentados anteriormente".
As vendas para os mercados internacionais caíram 25,4 por cento, para
13 milhões de euros, enquanto o valor das prestações de serviços
recuaram para 2,6 milhões de euros.
O resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações
(EBITDA) caiu 50,5 por cento, para 4,4 milhões de euros.
Em termos de perspetivas do negócio para este ano, a Sumol+Compal
"procurará indentificar parcerias estratégicas que contribuam para a
consolidação do negócio em Portugal e para o crescimento nos mercados
internacionais".
ALU
Lusa/Fim
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=558444&tm=6&layout=121&visual=49
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