terça-feira, 17 de julho de 2012

Essência do Vinho promove vinho português em 12 cidades brasileiras

Empresa especializada em produção de eventos e comunicação
enogastronómica seleccionada pela ViniPortugal para conduzir formação
em mercado estratégico





A partir do próximo dia 30 de Julho e até 6 de Setembro, a Essência do
Vinho Brasil vai percorrer as principais cidades brasileiras a
promover o vinho português. Trata-se de uma iniciativa organizada pela
ViniPortugal que seleccionou a empresa especializada na produção de
eventos e comunicação enogastronómica para conduzir um plano de
formação no Brasil, dirigido a profissionais do sector e a jornalistas
daquele país.


Em termos práticos, a Essência do Vinho Brasil vai dirigir 24 sessões
de formação sobre os Vinhos de Portugal, para profissionais das áreas
"on trade" (restaurantes, bares, hotéis) e "off trade" (supermercados
e lojas). A primeira sessão está agendada para o próximo dia 30, no
Rio de Janeiro, seguindo-se Niterói, São Paulo, Ribeirão Preto,
Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Brasília, Belo Horizonte,
Salvador e Fortaleza. As sessões serão dirigidas por Nuno Pires,
director da Essência do Vinho Brasil, e Rui Falcão, crítico de vinhos
e colaborador da revista WINE-A Essência do Vinho.

Os dois especialistas vão também orientar seis jantares de
harmonização com vinhos portugueses, em conceituados restaurantes de
Ribeirão Preto, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte e
Salvador. Muito focados em jornalistas e líderes de opinião, o
objectivo principal destes jantares é o de comprovar a versatilidade
de acompanhamento gastronómico que a generalidade dos vinhos
portugueses possui.

"Para a Essência do Vinho Brasil é obviamente uma honra ter sido
seleccionada pela ViniPortugal para desenvolver este importante plano
de formação, num mercado absolutamente estratégico para a exportação
dos vinhos portugueses. É uma maratona que constitui um enorme desafio
para nós, sobretudo porque estaremos a representar todo um país e um
sector particularmente profícuo, como é o do vinho. Estamos, assim,
cientes da responsabilidade que temos, mas a experiência e
conhecimento que possuímos no mercado brasileiro são uma importante
mais-valia que tentaremos potenciar em cada uma destas acções", refere
Nuno Pires, director da Essência do Vinho Brasil.

Portugal exportou mais de oito milhões de litros para o Brasil em
2011, o que faz daquele país o quarto principal destino das
exportações de vinhos português, em valor, num ranking liderado por
Angola, seguindo-se o Reino Unido e a França.

Cerca de 6,6% do total de valor de vinho português exportado teve como
destino o Brasil.

Portugal surge igualmente na quarta posição entre os vinhos importados
pelo Brasil, atrás dos vizinhos Chile e Argentina e de Itália.

"Se atendermos ao facto de o consumo ´per capita´ de vinho no Brasil
ser de apenas 2 litros, contra os quase 48 litros em Portugal,
facilmente concluímos que existe uma margem de crescimento enorme no
consumo de vinho, tanto mais que a economia brasileira continua a
registar índices de crescimento e de consumo generalizado muito
substantivos. Foi também por isso que no início deste ano a
EV-Essência do Vinho criou a empresa Essência do Vinho Brasil,
totalmente vocacionada para operar naquele mercado e preparando-se já,
por exemplo, para organizar a segunda edição da 'Brasil International
Wine Fair', feira profissional de vinhos, no Rio de Janeiro, em Março
de 2013", sublinha Nuno Botelho, também director da Essência do Vinho
Brasil.

Fonte: EV

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/07/17.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário