Primeiro dia da 1ª CITAI & Brokerage, promovida pela PortugalFoods,
contou com cerca de 200 pessoas, entre as quais empresas, produtores
de conhecimento, entidades governamentais, utilizadores/consumidores.
Cerca de duzentas pessoas participaram no primeiro de dois dias
daquela que é a 1ª edição da Conferência Internacional de Tecnologia
Agroalimentar e Inovação (CITAI) & Brokerage, promovida pela
PortugalFoods entre 24 e 25 de Outubro, este ano a celebrar o seu 5º
aniversário.
Entre a vasta audiência estiveram empresas, produtores de
conhecimento, entidades governamentais, utilizadores/consumidores.
Durante a sessão inaugural do evento, Amândio Santos, Presidente da
PortugalFoods, salientou que esta jornada significa mais um passo na
consolidação da missão da Associação que representa e que é a da
"promoção da competitividade pelo aumento do índice tecnológico e
inovação".
Ainda de acordo com o mesmo responsável, que admite que "esta é uma
iniciativa a replicar", em cinco anos a PortugalFoods conseguiu reunir
98 associados e 12 entidades do sistema científico nacional, sendo que
o volume total de negócios das suas empresas associadas ronda hoje 2,5
milhões de euros, face aos 1,5 milhões de 2008. As exportações também
revelaram uma subida significativa, passando de 350 milhões para 500
milhões, em igual período.
Entre 2009 e 2013, foram organizadas 25 acções de internacionalização,
entre feiras, missões empresariais e missões inversas, e realizados 24
projectos de co-promoção, entre universidades e empresas do setor
agroalimentar.
Os assuntos debatidos ao longo deste primeiro dia da CITAI tiveram em
comum o tema da Inovação, aplicado às vertentes da comunicação, da
sustentabilidade, do consumidor e do produto. Destacam-se, neste
âmbito, as intervenções de Daniel Bessa, director geral da COTEC, e
Pedro Pimentel, director geral da Centromarca, no bloco da Inovação na
Comunicação; Pedro Sousa, responsável Europeu de Qualidade na
McDonald's, no painel da Inovação & Sustentabilidade; Paulo Peereboom,
SPV store operations da cadeia holandesa de supermercados Albert
Heijn, e Jaime Silva e Nuno Patrício, do projecto Nata 28, na sessão
respeitante à Inovação & Consumidor; Flor Mansilla, consultora de
tendências e inovação na Mintel do Reino Unido, e Isabel Aidos,
category operations manager da Danone, no âmbito da temática Inovação
no Produto.
Ouvir o consumidor na altura de inovar e criar novos produtos e
envolvê-lo numa comunicação emocional, incrementar o uso de
matéria-prima nacional na produção dos nossos produtos, proteger as
marcas do sector sob uma umbrella brand capaz de aportar uma
identidade forte e homogénea a Portugal nos mercados externos e mapear
pessoas e lugares que se revelem potenciais compradores dos produtos
nacionais são apenas algumas das conclusões apuradas, no âmbito das
sucessivas palestras que hoje tiveram lugar no TecMaia, na Maia, num
evento que contou com a presença de Nuno Vieira de Brito, Secretário
de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar.
A 1ª CITAI & Brokerage é uma iniciativa que visa promover a partilha
de experiências e casos de sucesso entre o tecido empresarial e a
ciência e contribuir para a união destes dois mundos. Para o efeito,
conta com a participação de elementos da diáspora portuguesa.
A Conferência estende-se até ao final do dia de hoje, com o evento de
Brokerage a promover reuniões bilaterais entre a indústria e as
entidades do sistema científico nacional, com vista a alcançar acordos
de cooperação, no que respeita à transferência de tecnologia e
conhecimento. Serão ainda expostos os resultados de projectos de
co-promoção entre empresas e universidades, bem como as mais recentes
tecnologias nacionais e internacionais desenvolvidas e utilizadas no
âmbito do agroalimentar.
Fonte: PortugalFoods
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/10/25e.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário