20-01-2014
A produção de mirtilo em vaso no Algarve vai estar em destaque num seminário a decorrer na sexta-feira, em Faro, que visa demonstrar como o sul de Portugal tem condições ímpares para a produção daquele fruto «em contra estação».
«Apesar do enorme impulso que a cultura do mirtilo tem recebido em Portugal, as regiões do sul (…) têm passado ao lado do advento desta cultura», segundo a empresa Contamais–Algarve, de consultoria agronómica, que organiza o seminário em parceira com a Universidade do Algarve.
Segundo a empresa, a cultura em vaso tem aberto as portas para a cultura do mirtilo nestas regiões mais tépidas e, quando feita a sua produção sob abrigo, túneis e estufas, abre-se um conjunto de oportunidades técnicas, como a produção ultra temporã ou ultra tardia.
«O sul de Portugal tem condições ímpares para a produção de mirtilo em contra estação, aproveitando as melhores cotações, à semelhança do que é feito com a cultura da framboesa», segundo a página da Internet da Universidade do Algarve (UALg), onde é anunciado o seminário.
O seminário vai decorrer no Campus das Gambelas, da UALg, entre as 10:00 e as 17:30 horas, e vai contar com a participação de uma produtora de mirtilo e pioneira na produção de mirtilo em vaso e de um especialista na área dos pequenos frutos.
A cultura do mirtilo, aspectos económicos da cultura do mirtilo em vaso ou o mercado do mirtilo são temas a abordar no seminário.
Fonte: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário