terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quatro municípios com plano de defesa da floresta

INCÊNDIOS

por Lusa, publicado por ABFOntem1 comentário

Os municípios alentejanos de Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa aprovaram um Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que pretende desenvolver ações de prevenção de fogos florestais, divulgou hoje uma das autarquias.
Segundo a Câmara de Vila Viçosa, o plano, para vigorar no período de 2014 a 2018, foi aprovado numa reunião das comissões municipais de defesa da floresta contra incêndios dos quatro concelhos do distrito de Évora, ficando a aguardar o parecer final do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O plano constitui, segundo os promotores, um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção de incêndios florestais para os quatro concelhos envolvidos.
De acordo com o município de Vila Viçosa, o plano pretende concretizar os objetivos estratégicos definidos e quantificados no Plano Nacional de Defesa da Floresta.
No documento, estão definidas as políticas e as medidas para a defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente através da prevenção, sensibilização, vigilância, deteção, supressão e coordenação dos meios e agentes envolvidos.
A elaboração do plano foi sustentada nas características específicas do território municipal, nomeadamente as que decorrem da sua natureza rural e das funções dominantes desempenhadas pelos espaços florestais, considerando a área geográfica dos concelhos de Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa como um todo.
A reunião para discussão do plano contou com a presença de eleitos das câmaras e assembleias municipais e representantes das freguesias dos quatro concelhos, além do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Além de técnicas do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, na reunião participaram ainda representantes das corporações de bombeiros, da GNR e PSP, de produtores florestais e de outras entidades e agentes com interesse na problemática da defesa da floresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário