Janeiro 23
21:07
2014
A Comissão Europeia apresentou ontem, dia 22 de Janeiro, a sua proposta de redução de emissão de gases com efeito de estufa de 40% para 2030 e de aumentar a percentagem das energias renováveis para 27%.
A decisão vai ser tomada pelos dirigentes europeus no próximo mês de Março, tendo já sido considerada pouco ambiciosa por grupos ambientalistas e mesmo o enviado especial do Presidente Holande mostrou-se decepcionado, pois queria uma redução de 55% das emissões em 2030. As negociações não são fáceis, pois já é público que vários comissários não queriam ir tão longe e ficar-se pelos 40%.
Quinze grandes grupos industriais europeus, grandes consumidores de energia, já enviaram uma carta à Comissão, em que mostram grande apreensão na tomada desta medida, que lhes vai tirar competitividade nos mercados externos.
Existem também fortes pressões da parte do Reino Unido, da Espanha e da França para limitar a 27% a componente das energias renováveis para 2030.
A União Europeia é responsável pela emissão de 11% dos gases com efeito de estufa e o primeiro grande bloco a propor medidas, ao contrário dos maiores emissores, Estados Unidos e a China, que ainda nada fizeram, mas que terão de anunciar medidas antes da conferência mundial do clima, prevista para Paris em 2015.
Sem comentários:
Enviar um comentário