23.03.2012
Carla Brito aliou a tradição ao comércio e criou a Saber Intemporal,
um negócio que não se ensina. Saboreia-se.
No ano passado o desemprego empurrou Carla Brito para cumprir uma
vontade que há muito já se evidenciava: dar forma e mercado ao seu
próprio projeto empresarial. Com recurso ao valor total do subsídio de
desemprego a que teria direito e algum dinheiro extra proveniente de
capitais próprios, criou a Saber Intemporal. A empresa promove e
distribuiu o melhor dos sabores nacionais da região da Beira Serra e
pode muito bem vir a representar a gastronomia e os produtos de
referência nacional, além fronteiras.
"A Saber Intemporal surgiu claramente da necessidade de criar o meu
próprio posto de trabalho, mas este já há algum tempo um projeto que
eu gostaria de abraçar, embora na altura o considerasse apenas um
part-time que conciliava com a minha atividade profissional", relembra
Carla Brito que não tem dúvidas que foi o seu despedimento que colocou
toda a "máquina" a mexer em definitivo.
Consciente das dificuldades com que os pequenos produtores se deparam
no processo de disponibilizar os seus produtos aos clientes finais,
Carla Brito decidiu criar uma empresa que de forma organizada
promovesse o produto de um determinado produtor e o fizesse chegar ao
destinatário com eficácia, deixando-o com mais tempo disponível para o
desenvolvimento da sua atividade e menos preocupado com o escoamento
dos bens produzidos. "É exatamente nesta fase que surgiu a ideia de
agrupar alguns produtos e endógenos da região da Beira Serra, com
vários objetivos distintos, mas complementares, como a minimização dos
custos de distribuição dos produtos, a promoção de produtos que
conseguem congregar tanto saber e qualidade que é uma injustiça serem
apenas conhecidos e saboreados na sua região ou incrementar o volume
de negócios dos produtores sem que estes tenham de efetuar
investimentos adicionais", reforça a empreendedora. Na essência, a
Saber Intemporal não mais é do que um negócio que contribui para a
continuidade e desenvolvimento das pequenas unidades de produção
tradicionais, mantendo a sua região de origem com atividade e
desenvolvimento.
Na materialização deste projeto Carla Brito investiu 25 mil euros. O
montante ainda não foi recuperado, mas a manter-se o mesmo padrão de
crescimento da empresa, a empreendedora acredita que o retorno deverá
começar a sentir-se já este ano, consolidando-se nos próximos quatro a
cinco anos. Com um público-alvo centrado no mercado gourmet, turístico
e tradicional, a Saber Intemporal tem já vários clientes na área da
restauração e hotelaria.
A empresa promove diversos produtos regionais como os doces, licores,
aguardentes e mel da casa Donanna, os Fumeiros de Arganil, a Queijaria
do Vale do Asna, o vinho da Casa da Carvalha, o sal da Casa do sal,
entre muitos outros. A diversificação da atividade da marca para a
promoção turística da Região da Beira Serra está já prevista e a
entrada de novos parceiros para o projeto também, uma vez que como
refere a empreendedora "existem inúmeros produtores nesta região que,
ao acreditarem neste projeto, podem delegar a promoção dos seus
produtos à Saber Intemporal".
BI EMPRESARIAL
Promotores:
Carla Brito, 33 anos.
Formação:
Carla possui o Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Aplicações
Informáticas de Gestão e realizou a frequência da licenciatura em
Administração e Finanças na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de
Oliveira do Hospital.
Área de atividade:
A Saber Intemporal promove e distribui produtos endógenos da Beira
Serra (concelhos de Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital e Góis) e
outros produtos locais de referência, cuja área comercial não esteja
suficientemente desenvolvida.
Data de criação da empresa:
Junho de 2011.
Empregos criados:
De forma direta, a Saber Intemporal gerou o autoemprego da mentora do
projeto, mas indiretamente (e devido ao crescimento do volume de
negócios) a empresa conseguiu já criar dois postos de trabalho.
Investimento inicial:
Cerca de 25 mil euros, parcialmente financiados com o recurso ao
pagamento da totalidade do subsídio de desemprego, uma vez que Carla
estava desempregada.
Público-alvo:
A empresa tem vários clientes já na área da restauração e hotelaria,
mas o seu target é um segmento de mercado bem delineado que conjuga
fundamentalmente o mercado gourmet, turístico e tradicional.
Dicas para empreender:
Perseverança e entrega pessoal, sobretudo na fase inicial de
materialização do projeto.
http://aeiou.expressoemprego.pt/Actualidades.aspx?Art=1&Id=2789
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